Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

Quando encerrei o post sobre bullshitagens (ou Embromações, em português bem claro) pensei em uma pequena série com exemplos bem nossos. Na hora lembrei d'uma coleção antiga da "Info Corporate", uma das maiores fontes semi-independentes de embromação que já vi em meus 23 anos de vida profissional. Mas, que pena, a coleção tá lá em Vga. Já estava esquecendo a ideia quando vi um emailzinho aqui... da Info Corporate! Salivei... E nem precisei vasculhar muito. Saca o prêmio - um artigo assinado pelo Gartner! Saca só as pérolas:

A arquitetura corporativa traz valor ao negócio?
O Gartner identificou cinco questões que vai ajudar os CIOs a assegurarem-se que sua iniciativa de arquitetura corporativa está no caminho para entregar valor ao negócio.


Na definição do Gartner, a arquitetura corporativa é o processo de traduzir a visão de negócios e a estratégia em mudanças corporativas efetivas. Um plano de arquitetura corporativa direcionado ao negócio irá ajudar a identificar a otimização de oportunidades e assegurar uma aproximação racional do investimento, balanceando as necessidades de hoje com as oportunidades de crescimento de amanhã.


"Os CIOs parece perceber intuitivamente o valor que a arquitetura corporativa traz, mas nós achamos que muitas empresas ainda continuam a lutar com isso."


Caraca... a Abril agora tá economizando até em tradutores e revisores? Mas, voltando ao tema Embromação. Os caras embromam ou não embromam direitinho?

Identificar a otimização de oportunidades? Assegurar uma aproximação racional do investimento? E a definição de Arquitetura Corporativa então... Sério: não sei se alguém sério ainda lê esse tipo de coisa.

Notas:
  1. Eu não sou (muito) sério. Mas só li o artigo em questão por sacanagem mesmo.
  2. Por que há tempos avisei que a Info Corporate não pode ser séria


2 responses to "Fábrica de Bullshitagens"

  1. Paulo,

    Embromam e criam seguidores! O que é pior rs. No trecho abaixo o cara embromou, confundiu-se, entrou em loop e vomitou:

    "Em vez disso,o foco deve ser em possibilitar mudanças na empresa – a arquitetura corporativa é um process que articula estratégias para mudança, define visões de um estado futuro para suportar esses fatores estratégicos e provê um roadmap para atingir o estado futuro que devem ser seguidos quando executados no road map."

    []s

    Shigueru.

    Shigueru

  2. Oi Shigueru,

    Pois é, criam seguidores e ganham generosos e destacados espaços em nossa dita "prensa" especializada. Um perigo!

    Abraços e muito obrigado pela participação.

    Paulo

    Paulo Vasconcellos

Leave a Reply