Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

Pois é, demorou! O Tomo (ou Volume) I é do dia 17abr08. Segue nossa pré-história:

Mais que as reuniões periódicas de cientistas, seria a segunda iniciativa que tornaria o Círculo Matemático de Palermo uma associação memorável. Guccia, o idealizador, fundador e principal patrocinador, como vimos no episódio anterior, montou uma tipografia na sede do círculo. Não era uma 'gráfica' comum. Era especializada em 'escritos' matemáticos - dotada de recursos técnicos que permitiam a correta composição e impressão de fórmulas, gráficos e dos mais diversos símbolos matemáticos. Lembrem-se, estamos no final do século XIX - mais precisamente, em 1893. Ou seja, ainda não existiam impressoras a 'laser' e afins.

Rendiconti - este é o nome da segunda atividade do Círculo. Segundo Edmund Landau, a "melhor revista de matemática do mundo" [1]. A gráfica montada por Guccia servia quase que exclusivamente para a impressão da Rendiconti.

Na revista eram publicados os resumos de todas as reuniões do Círculo e, principalmente, artigos técnicos. As colaborações vinham de todo o mundo, inclusive dos EUA. Era uma época quente, politicamente falando (pouco depois estouraria a 1ª guerra mundial). Mas isso não impedia que ingleses, franceses, alemães, russos e italianos convivessem naquele mesmo espaço.

Guccia estava "pessoalmente a par de todos os campos das ciências matemáticas". Sendo assim, ele trabalhava como editor - avaliando cada contribuição. Em 1914 as Rendiconti tinham cerca de 800 páginas. E eram impressas cerca de 1250 cópias. Os assinantes, assim como os colaboradores, estavam espalhados por todo o globo. O Círculo, vale notar, cuidava da redação, publicação e comercialização da revista.

Veio e guerra e a sede do círculo foi bombardeada. Guccia havia morrido um pouco antes, também em 1914. A publicação das Rendiconti seria retomada apenas nos anos 1950, "para satisfação dos maiores cientistas do mundo. Von Neuman [2] escreveu: 'A Rendiconti certamente ocupa um lugar único entre as publicações matemáticas internacionais; além disso, é muito satisfatória a circunstância na qual ela continua a se desenvolver, segundo as grandes tradições'".

Notas:

  1. Toda a pré-história, incluindo citações e imagem, foi surrupiada de 2 livros de Domenico de Masi:
    • A Emoção e a Regra - José Olympio Editora (1989);
    • Criatividade e Grupos Criativos - Sextante (2002).
  2. Está aí um nome, o húngaro Von Neuman, que liga nossa pré-história com a história.
  3. Relíquias? Antiguidade? Modernidade! O Círculo Matemático de Palermo e as Rendiconti possuem características que são muito valorizadas (e procuradas) atualmente. Encerrarei esta trilogia, com o próximo artigo, comentando essas particularidades. E o epílogo tentará mostrar a razão para tanta (pré) história. Inté!

0 responses to "Pré-História - Tomo II"

Leave a Reply