Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

A blog without comments is like Amazon without user reviews.

- Jeff Atwood, do Coding Horror.
.:.

Como diria o Lars, "Sad but true". O 'slogan' do Graffiti, desde o início dos tempos, é "Let's talk about IT". Apesar de ser um fanzaço do Seth Godin, pra mim um blog sem área para comentários não é um blog. Blog com comentários moderados não é blog. Blog é uma ferramenta de comunicação - obrigatoriamente com duas vias. Obrigatoriamente aberto.

Mas, sabe-se lá pq cargas d'água, o povo daqui não é muito chegado neste tipo de papo. Minha média no Graffiti deve ser de 1 comentário para cada 20 posts. É baixíssima. No finito a coisa é um pouquinho melhor - quase 1 comentário para cada post (0.84 para ser mais exato). Mas eu acho que está muito longe do ideal - que seria algo em torno de uns 10 comentários para cada post, no mínimo.

Ok, talvez o pessoal não goste deste canal. Mas, como a interação - particularmente o retorno (feedback), me é muito importante, não posso esperar. Há um ano, quando lancei o programa FAN (Formação de Analistas de Negócios), montei um grupo de discussão (quase) exclusivo para os participantes. 250+ pessoas aceitaram o convite. Desde então já trocamos cerca de 1700 mensagens. 10 vezes o número de comentários recebidos via finito! Mas são menos de 7 mensagens por participante. Se considerarmos minhas interações então, a média é ainda menor...

Com o objetivo de melhorar as conversas (organizando-as), há duas semanas coloquei um Fórum no ar. Utilizei outra pequena grande maravilha do universo do software livre chamada phpBB. Ficou uma beleza - tecnicamente falando. Mas, depois de 15 dias, a coisa nem engatinha direito. Eu sei, o processo é lento (tão lento quanto o crescimento da audiência do blog). Mas acho que algumas conclusões eu já posso tirar:
  1. O pessoal não gosta de "conversar" assim, de forma remota. Há uma certa "timidez" moderna;
  2. Que demora muito para ser debelada;
  3. Conversar (escrevendo) via IM ou Orkut é uma coisa (que tem língua própria). Conversar em blogs, fóruns e grupos de discussão é outra coisa. Mesmo que a linguagem seja natural, ela assusta;
  4. Mas os Analistas de Negócios (foco principal do grupo e do fórum) devem saber escrever muito bem. Ou seja, está ali uma chance de exercitar - e por isso eu devo teimar...
  5. ... sem ser burro. É claro que não dá pra perder tempo. Então, novas ferramentas são necessárias;
  6. Novas? Tão velhas quanto andar pra frente: o papo "cara a cara" é realmente imbatível.
  7. Ou seja, nada de podcasts, videocasts e afins. Minha próxima iniciativa (para obter mais e melhores papos) deve ser a viabilização de encontros reais com toda aquela turma (e as novas que chegam).
  8. Claro, sem deixar de teimar para que o povo se acostume com a comunicação via Internet, com a comunicação escrita.
Ok, para os papos levados no finito, a lista acima é uma beleza. Mas e os papos daqui, do Graffiti?

0 responses to "graffiare #459: Let's Talk?"

Leave a Reply