Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

Começa hoje a 55ª edição do Festival de comunicação publicitária de Cannes. Deve entrar para a história não por alguma peça revolucionária, mas por um estranho marco. Ezequiel Triviño, sócio da agência estadunidense Wikreate, explicou para a Folha (de hoje):

A maior agência de propaganda do mundo não foi nenhum grupo de comunicação no qual brilham publicitários, mas sim o Google. O site de buscas faturou US$ 16,6 bilhões em 2007 com publicidade, enquanto o grupo Omnicom, o maior entre todos, teve receita de US$ 12,7 bilhões.


Antenado, Triviño ilustra o caminho das pedras da Google:

Quem olha os links patrocinados do Google lembra a comunicação da idade da pedra. Mas eles superaram as agências em menos de 10 anos porque desintermediaram a comunicação, dando ferramentas de controle ao consumidor


Sem antenas, Renato Loes - presidente da Leo Burnett Brasil, além de dizer que a Google concorre apenas com os meios de comunicação, e não com agências, viajou:

Para a agência, o que interessa é colocar o anúncio no lugar mais adequado e o Google pode ser um deles.


Será que o Renato não sabe dos movimentos da Google no universo dos dispositivos móveis, no rádio, na TV e na mídia impressa?

O fato é que a Google não 'rouba' todo o mercado de agências. Ela não cria. Mas decide, sim, o lugar mais adequado para anúncios. Se esta é a maior fatia do bolo (do faturamento) de uma agência, então é hora de soar alarmes.

Por fim, uma curiosidade: não sei se a Cristiane Barbieri, repórter da Folha enviada a Cannes, fez por querer. Mas ela escreveu que "as discussões sobre o Google, no entanto, são apenas o topo da montanha que aparece escondida por nuvens".

0 responses to "A Maior Agência de Publicidade do Mundo"

Leave a Reply