Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

O assunto é meio antigo mas vive requentado: sua Persona Digital - todas as informações que existem sobre você na Web - pode afetar sua empregabilidade real. Segundo o G1 (que colou na ZDNet), 25% da turma do RH já vetou contratações baseando-se em informações obtidas na grande rede. Ainda daquela pesquisa, um número ainda mais interessante: 60% dos executivos também usam a Internet (Google?) para completar o currículo e as referências apresentadas por um candidato.

Os vetos são pura besteira. Não dos departamentos de recursos humanos, mas dos ingênuos candidatos. Tem gente que parece usar a Web como um psicólogo-free (as in beer). E escancara intimidades que só costumam aparecer depois do 13º chopp num happy-hour desastrado. Compromete. Alguns RH's exageram mas, no geral, estão só evitando saias justas (nos sentidos figurado, literal e coisa & tal)

O que mais me incomoda é o outro lado da moeda. Em "Reconhecimento de Padrões" (William Gibson), a protagonista pergunta logo no início do livro: "Se eu procurar pelo seu nome no Google, o que é que eu vou achar?". Todo *Trabalhador do Conhecimento* deveria se preocupar em deixar boas pegadas na Web. Mais do que isso, deveria vê-la como uma bela, imensa e (quase) gratuita Vitrine. Artigos, teses, TCC's, blogs, redes de contato... Há espaço para tudo. Há muito espaço para se criar uma bela e rica extensão do currículo. Mas, por incrível que pareça, depois de mais de 10 anos de Internet comercial, ainda tem muita vitrine vazia. Parece shopping mal planejado.

.:.

Enquanto você pensa em sua empregabilidade uma piadinha: uma empresa anunciou vagas para pessoas que, entre outras coisas, deveriam ter muita experiência em Internet. Dos 50 candidatos, 30 se apresentaram usando contas do Hotmail. A empresa recusou os 30: "você não pode ser especialista em Internet e ter uma conta no Hotmail ao mesmo tempo!".

Surrupiei do Catorze (em espanhol).

1 response to "O RH e a Sua Vida Digital"

  1. E tem gente que, ao invés de utilizar essa grande vitrine, ainda joga contra o patrimônio...rs!!!! Mudando de assunto, quando puder dê uma olhadinha aqui. Muito, muito bom!

    Anônimo

Leave a Reply