Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

No mundo dos foguetes reais isso não seria possível. Como no mundo do software (quase) tudo pode, a Adobe liberou na noite de sábado a primeira versão pública (alpha) do Apollo.



Infelizmente, por enquanto, ele rodará só em Windows e MacOS. A versão Linux tá esperando um versão melhorada do Flash Player.

Curiosidade: foi só desabilitar o plugin Flash que o meu Firefox ficou bem mais comportado. Desabilitar não é o termo correto. Na verdade, instalei um add-on que impede a execução de propagandinhas e afins baseados no Flash. Pode? Um addon que barra um plugin! hehe.. Ê mundo!

Seguindo com o Apollo, d'uma forma bem simplificada: ele é um executor de programinhas. Será invisível para usuários 'normais', assim como é o Flash Player ou o Java (run time). Como ficou subentendido 2 parágrafos acima, ele será multi-plataforma. Outra característica básica: ele rodará aplicações Web (escritas em HTML, JavaScript, Ajax ou Flex) em modo off-line!

Tá aí aquela que pode ser a principal característica do Apollo: rodar RIA's (Rich Internet Applications) mesmo quando não estivermos conectados. E sem precisar de um browser também.

Aí podem perguntar: quem precisa d'um troço desses?

Well, acho que um monte de gente. Enquanto a conectividade total e sem fio não estiver disponível em cada metro quadrado de nosso planeta (Antarctica incluída), aplicações off-line farão sentido. Serão necessárias.

Hoje vejo várias áreas onde o Apollo poderia ser experimentado: Vendedores que trampam na rua, corretores de seguros, prestadores de serviços gerais (ciganos), vistoriadores de qualquer coisa, etc. Vantagem: se esses usuários, quando conectados, recebem a mesma aplicação (via browser ou não), eles serão mais produtivos. Não têm que aprender uma coisa 'off' e também como lidar com um site na web. As aplicações serão, para o usuário, a mesma coisa. Uma aplicação bem feita saberá fazer o sincronismo dos dados. O Lotus Workplace, da IBM, tem algo parecido com isso.

Para o desenvolvedor há um ganho considerável também: a interface é uma só. A mesma. O mesmíssimo código! Quanta redundância...

E uma percepção que torço para ser falsa: a Adobe tem uma bela oportunidade na mão. Mas, assim como a IBM (e seu Workplace), parece que não tá ligando muito. Se é a MS, a Google ou a Apple lançando algo parecido, veríamos mais estardalhaço.

0 responses to "Apollo: Versão Alpha Liberada"

Leave a Reply