O assunto é meio antigo mas vive requentado: sua Persona Digital - todas as informações que existem sobre você na Web - pode afetar sua empregabilidade real. Segundo o G1 (que colou na ZDNet), 25% da turma do RH já vetou contratações baseando-se em informações obtidas na grande rede. Ainda daquela pesquisa, um número ainda mais interessante: 60% dos executivos também usam a Internet (Google?) para completar o currículo e as referências apresentadas por um candidato.
Os vetos são pura besteira. Não dos departamentos de recursos humanos, mas dos ingênuos candidatos. Tem gente que parece usar a Web como um psicólogo-free (as in beer). E escancara intimidades que só costumam aparecer depois do 13º chopp num happy-hour desastrado. Compromete. Alguns RH's exageram mas, no geral, estão só evitando saias justas (nos sentidos figurado, literal e coisa & tal)
O que mais me incomoda é o outro lado da moeda. Em "Reconhecimento de Padrões" (William Gibson), a protagonista pergunta logo no início do livro: "Se eu procurar pelo seu nome no Google, o que é que eu vou achar?". Todo *Trabalhador do Conhecimento* deveria se preocupar em deixar boas pegadas na Web. Mais do que isso, deveria vê-la como uma bela, imensa e (quase) gratuita Vitrine. Artigos, teses, TCC's, blogs, redes de contato... Há espaço para tudo. Há muito espaço para se criar uma bela e rica extensão do currículo. Mas, por incrível que pareça, depois de mais de 10 anos de Internet comercial, ainda tem muita vitrine vazia. Parece shopping mal planejado.
Enquanto você pensa em sua empregabilidade uma piadinha: uma empresa anunciou vagas para pessoas que, entre outras coisas, deveriam ter muita experiência em Internet. Dos 50 candidatos, 30 se apresentaram usando contas do Hotmail. A empresa recusou os 30: "você não pode ser especialista em Internet e ter uma conta no Hotmail ao mesmo tempo!".
Surrupiei do Catorze (em espanhol).
E tem gente que, ao invés de utilizar essa grande vitrine, ainda joga contra o patrimônio...rs!!!! Mudando de assunto, quando puder dê uma olhadinha aqui. Muito, muito bom!
Anônimo
3/30/2007 1:03 AM