Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

Depois das minhas desventuras, aventuras e algumas vitórias - parcialmente narradas em "A Arte da Guerra dos Burros" - fiquei curioso. Afinal, quantos ataques, tentativas de ataques, contaminações e invasões de nossa privacidade acontecem? Resolvi contabilizar alguns 'grandes números', só na minha maquininha Graffiteira mesmo (que fica ligada e plugada em regime 6x24). Saca só:

  • São mais de 60000 tentativas de invasão por dia.
    [Bloqueadas pelo ZoneAlarm. Acabei de trocá-lo pelo Agnitum Outpost Firewall, que parece ser bem melhor]
  • Uma média de 50 spams diários.
    [Bloqueados pelo GMail, que agora utilizo como único leitor de email, inclusive de minhas contas POP]
  • Cerca de 20 spywares/adwares por semana.
    [Utilizo o Spybot]
  • Apenas 1 vírus detectado por semana.
    [Meu protetor é o AVG da Grisoft]

Não tenho dúvidas de que esses números mudam bastante de usuário para usuário. Dependem muito do tipo de uso que se faz do micro, dos sites que são visitados, das mensagens que são abertas etc etc. Estranhei o fato dos ataques menos freqüentes serem aqueles que mais merecem espaço na mídia.

Também não sei se é normal, mas nas últimas 12 horas só recebi tentativas de invasão na porta UDP (4672). Originadas em mais de 35000 endereços IP diferentes. Ignorância dá um certo frio na barriga, hehe.

Mas o fato é que com um monte de serviços e produtos 'free' (as in beer), há mais de 20 dias estou conseguindo trabalhar com uma certa tranquilidade. De novo. Até quando? Garanto que ninguém sabe.


Tags:graffiti

0 responses to "Sobre Vermes e Lobos"

Leave a Reply