Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

Quase não acreditei quando vi a notícia: Bush 'autorizou' a construção de um muro de 1200km na fronteira dos EUA com o México. Já deixei no BlueNoir minhas lamentações. Não, não estou lamentando a oportunidade perdida de poder entrar na terra prometida através d'um buraco qualquer naquelas cercas de arame farpado que serão aposentadas. Quem me conhece sabe que nunca tive o menor pingo de vontade de conhecer (pessoalmente) o país que nos deu Kerouac, Coppola, Miles, Hendrix e Bill Gates. Fico satisfeito em conhecer suas obras. Daqui mesmo, onde Judas ganhou sandálias de humildade.

Mas o papo aqui é outro. Impossível não traçar o paralelo entre muros de átomos (e concreto e cercas elétricas) e os muros de bits (e DRM's e WGA's e Windows "starter editions" etc). Não é coincidência que ambos estejam surgindo no mesmo lugar. O "mind set" que os cria é idêntico. A grana que os financia é a mesma. Vocês sabiam que o Bill foi um dos maiores investidores na campanha do Bush? Então...

É tudo farinha do mesmo saco de medos e mesquinharias.
Do mesmíssimo saco de maldades.

Prometeram que o México deixaria de ser aquele tapete roto na porta do sul dos EUA. Não cumpriram. E nem sacaram que todos os latino-americanos um pouco acima ou bem abaixo do Equador usam o mesmíssimo tapete. Agora colocam um trava na porta.

Prometeram tecnologia nas pontas de todos os dedos, micros em todas as casas. Mas acham justo cobrar nas esquinas do terceiro mundo preços que nem os 'abastados' do primeiro mundo engolem. Agora enchem de travas os sistemas operacionais, aplicativos e até os arquivos de músicas e filmes.

Qual será o próximo passo? Mandar os piratas pra Guantanamo?


0 responses to "Muros de átomos e Muros de bits"

Leave a Reply