Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

Semana passada falei da edição da Exame com Page & Brin (aka Google) na capa e do livro "A Busca", de John Battelle. Há tempos eu não engolia um livro em tão pouco tempo. Mais que pelo valor histórico que destaquei no post citado, o texto de Battelle vale pelo escalpo que ele tira. Trata-se de um baita abridor de mentes.



Battelle consegue em cada um dos 10 capítulos justificar sua 'obsessão' pela BUSCA. E explica pq a tal BUSCA é o ponto de partida para a maioria dos sistemas e, principalmente, dos SERVIÇOS que irão de fato mudar nossas vidas (como ele antecipa no longo sub-título). Os apressadinhos envolvidos direta ou indiretamente com TI, Telco, Comunicações, Propaganda & Marketing deveriam ler, no mínimo, as páginas 143-145 e todo o capítulo 10. Espero que o texto abaixo sirva como incentivo.


[Sci-fi]

João finalmente criou coragem para convidar Maria para um jantar. Foram 9 meses e 4 dias de ensaio. E Maria só precisou de alguns milisegundos para dizer "sim", com um belo sorriso e um brilho no olhar. Ela desconfiava e se divertia com os ensaios desastrados de João. Desejava que sua intuição estivesse certa, como sempre. Mas nunca colocou em risco sua reputação de "mulher difícil". Ela nunca tomaria a iniciativa. João sabia. Assim como tinha certeza que a resposta, "sim" ou "não", seria rápida e problemática.

Pior.. a resposta de Maria acentuou aquela dor fdp, genericamente chamada "gastrite nervosa" e genericamente tratada com uma cópia qq de Mylanta++. No sofá azul de seu apartamento, a TV sintonizada no "S! - The Single Channel", João tenta planejar o evento de sua vida. Puxa o laptop da mochila multicolorida e confirma que está em casa na tela de login, com uma voz cansada mas reconhecida pelo sistema sem fio. Ignora os alertas de mensagens recebidas em modo off-line [em trânsito] e chama o Flock 1.5yyz. Abre a página MeuGuiaMais+ e clica na opção 'Jantar Romântico'. Aceita a atualização via del.icio.us e confirma que o evento deve ocorrer nos limites do centro expandido da Grande Sampa. Cinco opções ganham destaque na tela, ladeadas por três propagandas geradas pelo AdWords do EPIC (antigo Google). João sempre preferiu os resultados 'orgânicos', ainda mais agora que são amparados por 'iguais' que os indicam via del.icio.us. Navega pelas 5 sugestões e descobre que cometeu um terrível engano: não conhece as preferências culinárias de Maria. E agora?

Maria é recatada demais e nunca manteria informações desta natureza em Abaetetuba (antigo Orkut). Mas Maria tem uma ativa vida virtual. João pede ao EPIC-sets a indicação de 5 mulheres com o perfil mais próximo ao de Maria. Batata... ou melhor, peixe com batatas! Era a melhor pista até então. Com um tradicional (e pouco sofisticado) vinho branco alemão. Ele não estranhou. Maria, apesar do sucesso profissional como pesquisadora de padrões de comportamento, é uma mulher de gostos simples. Avessa a marcas, modas e modismos. Efeito colateral da profissão.

João deveria escolher um restaurante pouco badalado mas bonito. Pequeno, com um máximo de 12 mesas. E, principalmente, que fosse incomparável no quesito "peixes". Como o EPIC-sets sinalizou um potencial de desvio acima da margem de segurança (12,34%), era recomendável que João não optasse por um restaurante 'monotemático'. Ou seja, frangos e carnes vermelhas deveriam constar do cardápio #3. Um mínimo de 10 tipos de frutas tropicais e sorvete artesanal no menu sobremesas (todos "orgânicos") seria considerado um + (plus).

Nosso herói clica no botão "IT Really Matters", submetendo ao MeuGuia+ todos os requisitos, dicas e pistas selecionadas via del.icio.us, EPIC e Abaetetuba e que estavam neste momento reunidas em um rascunho virtual gerado automaticamente. O guia sugere 11 restaurantes que atendem 99,989% dos requisitos apresentados. Os 4 últimos da lista aparecem na cor vermelha. A incidência de assaltos em suas regiões foi alto nas últimas 48 horas. Sete opções e um só dia. Com o estômago em chamas João decide dormir. Não sem outra dose de Mylanta++ com leite, como sua vó sempre recomendou via GTalk, antes de dizer "bjinho, bjinho, tchau tchau" com emoticons. João se despedia com um "Bença Vó", sem figuras ou firulas. Ele as detestava.

0 responses to "A Relevância da Busca por Relevância"

Leave a Reply