Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

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Quando comecei a viagem pela "Relevância da Busca por Relevância" nem imaginei que iria tão longe. E ainda nem acabei... e não me perguntem como termina a saga de João e Maria. Ainda não sei tb... Mas preciso de um PAUSE para posicionar a 'novelinha'. (Glória Perez é a sra sua.. autora de folhetins toscos e apelativos na vênus platinada). Vamos lá:

John Battelle, no livro "A Busca", sinaliza que a convergência de algumas tendências (padrões) pode mudar drasticamente o mundo como o conhecemos. E não se trata apenas de nossa "vida digital". Minha 'novelinha' tenta ilustrar tal convergência. Abaixo tentarei explicar os padrões reconhecidos pelo Battelle:

Ubiqüidade
Tudo em qq lugar.. ou: qq tipo de informação acessível através de qq canal (desde q faça sentido). Trata-se da unificação de diversos "índices" na Web (além de tudo já indexado pelo Google. Pense em classificados, páginas amarelas, livros [são mais de 100 milhões de títulos que não existem no mundo digital - ainda], filmes, músicas, além de toda a 'web invisível' [aquele conteúdo que ainda hj os mecanismos de busca não conseguem indexar]). Passa obrigatoriamente pela integração de canais e serviços. Dá pra entender agora pq a eBay comprou a Skype ou as motivações do acordo do Yahoo! com a TiVO?

Vc é sua "Sequência de Clicks"

Pelo menos no mundo virtual. O histórico de seu 'clickstream' indica tudo que vc fez na web. Este histórico pode ser mais rico do q muita gambiarra que existe por aí prometendo "personalização". Desde 2000 o mestre Ralph Kimball ensina a montar 'data webhouses'. Adivinha o que eles armazenam... Os pioneiros tão ganhando de 11x0. Geringonças-portais tupiniquins ainda nem aprenderam a fazer personalização básica, coisinha que o finado Excite e o Yahoo! fazem praticamente desde que nasceram.
Engraçado é que muita gente se diverte (e tropeça) em 'clickstreams' totalmente públicos, como o StumbleUpon.

Local & Pessoal
Sequências de Cliques + sua assinatura em serviços como GMail, Orkut, A9 + a utilização de aplicativos/add-ons como o Google Desktop, GTalk e Y!Q ...
Pois é: sua vida e sua ficha corrida estão à disposição das modernas e criativas agências de publicidade. Agências?? Y (uai!).. como elas serão no novo mundo? Quem criará as propagandinhas que finalizam o capítulo 2 da novelinha?

Semântica
O papa da WWW, Tim Berners-Lee, escreveu em 98 o documento "Semantic Web Road Map", preocupado em criar uma Web mais inteligente. Ainda hoje carecemos de propostas mais robustas. Mas.. algumas (simpáticas) gambiarrinhas parecem cuidar de parte do problema. Nós estamos "tageando" boa parte da Web.. fixando meta-dados (tags) que dão (ou deveriam dar) sentido para um determinado conjunto de informações (ou dados). Pois é, serviços como o del.icio.us, Flickr e uma grande parte dos blogs (sorry.. os meus seguem devendo 'inteligência') estão realizando uma certa 'categorização / classificação' do conteúdo da Web de baixo pra cima. Sem o uso de nenhuma maravilha tecnológica. Não é maravilhoso?
Pq isso é (quase) tudo? Pq a compreensão do conteúdo pode te dar resultados mais relevantes, oras. Por exemplo: vc busca "jantar romântico" (como o João da 'novelinha') e recebe, além de endereços de restaurantes, sugestões de motéis, floriculturas, sexy-shops... promoção de Miojo... vai saber o perfil do cara...

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[pé-no-chão]

São tendências (padrões) fortes o suficiente para justificar uma 'revolução'? Minhas últimas dúvidas estão caindo por terra nas últimas 2 semanas:

A MS cogitando mudar seu modelo de negócios? Vendendo propaganda?
Yahoo! + TiVO ?
Yahoo! + Flickr?
Amazon é a maior ameaça ao Google?
A guerra da personalização?

E o bobinho do Nick Carr finalizando este post dizendo "Maybe search doesn't really matter."?

É... tem alguma coisa acontecendo...
E o livro do John Battelle corre o risco de ficar conhecido, num futuro próximo, como "Genesis"...

[/pé-no-chão ???]

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