Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net


Uma profissão não "nasce" - é "descoberta".

Vagarosamente a necessidade leva alguns indivíduos e equipes a desenvolverem atividades diferentes, relativamente novas. Lentamente as atividades são percebidas como um conjunto. Aí é questão de milésimos de segundo para alguém puxar pra si o mérito da descoberta. Pois bem, acabamos de descobrir.. ops.. acabaram de descobrir o "Arquiteto de TI".

No Finito eu já comentei o lançamento de uma nova certificação pela MS. O MCA (Microsoft Certified Architect). Há um certo tempo a MS alimenta um site (+magazine) para tratar exclusivamente de Arquitetura: o Architecture Resource Center.

Agora, na 2ª quinzena de novembro, a IBM também lançou seu site Architecture.

Muitos falarão que a Sun reconhece a 'profissa' há tempos. Outros vão desdenhar a 'descoberta', dizendo se tratar só de roupa nova em corpo (de conhecimentos) velho. Não duvido que em 3 anos outros tantos se orgulharão ao mostrar seus 'exclusivos' certificados e 'abusivas' remunerações. Criando o ciclo já conhecido por MCSE's, SD's, PMP's e outros tantos PCqqC's (Profissas Certificados em qq Coisa).

De qq forma, pra quem quiser olhar com mais carinho para a nova oportunidade um bom ponto de partida é este trabalho daquele que é um dos arquitetos pioneiros, Mr Grady Booch.

But.. quero deixar meus pitacos tbém:

  • A visão da Sun é limitada: Java! Não se trata de uma crítica. Precisamos de Arquitetos Java. Mas o Arquiteto recém-descoberto é (muito) mais que isso;
  • A visão da MS é antiquada: um Arquiteto de Infra (SE++) e um Arquiteto de Aplicações (SD++);
  • Fico com a minha (vish) visão: precisamos de 5 perfis de Arquitetos diferentes: Negócios, Aplicações, Interfaces, Informações e Infra-estrutura Tecnológica. Mostro um pouco neste capítulo do artigo sobre SOA. Conto mais em breve.


0 responses to "Arquitetura :: Devaneios Abreviados"

Leave a Reply