Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

Se eu tivesse que apontar a Maior tendência da área de TI para os próximos anos eu diria, sem pestanejar: SOA - Service-Oriented Architecture. Apesar de já sofrer com os tradicionais surfistas+oportunistas e de ainda estar poluída por muita desinformação, SOA se apresenta como a melhor resposta para 90% dos problemas que afetam 99% das organizações de TI. Problemas que são variações/derivações dos mesmos temas:

. (Des)alinhamento Estratégico com o Negócio;
. Lentidão na implementação de mudanças e novos requerimentos;
. Falta de flexibilidade; e
. Pouca visibilidade de seus processos e padrões.

A lista aí, que possibilita trocentas combinações, tá na ponta da língua de quase todo mundo que lida com TI. São traduzidas também em palavras de baixo calão por caras de negócio que dependem dos caras de TI. De qq maneira, estamos falando da mesma coisa: TI não tá atendendo o negócio. Ponto!

A turma do "larga-assim" vai falar que sempre foi desse jeito, e sempre será. Eles tratarão SOA como só mais uma moda, ou seja: Vai chegar; 'Todo mundo' vai comentar; 'Quase todo mundo' vai torrar uma montanha de $$ tentando implementar; 'Quase todo mundo' vai lamentar; Pq 'Quase ninguém' perceberá resultado algum;... ah, e outros 'Quase ninguém' ganharão uma $$ preta!

Mas SOA é um tanto diferente das ondas 'ERP', 'CRM', 'e-QQcoisa' e afin$. Ela não promove uma nova tecnologia. Não é vendida em 'caixinhas'. Em cada empresa ela terá um formato muito particular. Um de seus apelos mais fortes é: "Vamos parar de chamar aquela montanha de código 'velho' de legado! Vamos tratá-los como uma "Herança" e dar a eles a sobrevida que merecem!!". Não é chamativo?

E o q dizer de "Reutilização de Código"? Da adoção de um "Vocabulário Comum com a turma do Negócio"? Da "Assimilação de mudanças como se elas fossem corriqueiras"... (opa! Elas são corriqueiras!!).

Pois é. As "Arquiteturas Orientadas a Serviços" trazem um monte de promessas legais na bagagem. Será difícil evitá-las.

===============

Aproveitei boa parte de minhas "férias mentirosas" para finalizar um artigo sobre o tema (entenderam a "mentira"?). Minha intenção original era inscrevê-lo em dois eventos, do PMI e da SUCESU. Mas na quarta-feira da semana passada caiu uma ficha: eu tava sacrificando meses de estudo tentando adequar o artigo para atender uma série de exigências que não tem nada a ver com o que quero fazer, aprender e divulgar. Se no ano passado eu fiz a mesma coisa, pq agora seria diferente? (Porisso o link ali é pra uma frase do Tom DeMarco: "Loucura é fazer sempre a mesma coisa e esperar um resultado diferente"). Loucura.

Seguinte: Publiquei todo o conteúdo (não-draft-incompreensível) no Finito, o irmão (sério) do Graffiti. É um artigo longo, que está dividido em 8 partes mais o índice. Tentei adequar o blog para que a leitura ficasse um pouco mais confortável.

Não vou disponibilizá-lo neste momento em formato DOC ou PDF exatamente para incentivar colaborações, críticas e sugestões. Please... deixa lá seus comentários! O blog não morde! E se trata de um tema muito novo para todo mundo. Uma opinião que vc pode achar 'furada' pode ser uma grande sacada! E com certeza meu artigo tá cheio de furos e erros. Mas, quero acreditar, pode ser uma boa base para que a gente comece a estudar e entender SOA.

Trato particularmente da Gestão do Programa SOA e seus projetos. Falo de MDA, Scrum, RUP, eXtreme Programming, formação de equipes etc etc. São temas que nos envolverão, com certeza. E acho que mais cedo do que esperamos.

Tá feito o primeiro convite. O próximo, para uma apresentação e um debate sobre os temas, eu faço em cerca de 30 dias. Inté!

Let's talk about SOA?


==================

Créditos: Tnx Guz Vasconcellos, o jornalista da família, pelas correções e sugestões.


0 responses to "Let's talk about SOA?"

Leave a Reply