Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net



Se vc der uma chegadinha lá em 2010 (o ano que faremos contato?) verá que a MS perdeu a guerra para o Google. Uma guerra sem sangue mas muito barulhenta. O Google Grid, uma combinação do mestre das buscas com a Amazon e badulaques tipo Blogger, TiVO, GMail, Google News, Orkut et uma porrada d'outros, dominou o mundo da mídia e do comércio eletrônico. Numa bem sucedida estratégia "oceano azul", mudou o campo de jogo: levou o mercado de 'caixinhas' para a web, desbancando o império de Redmond.

Em 2014 o Googlezon (Google+Amazon) lança o EPIC (Evolving Personalized Information Construct), consolidando definitivamente o monópolio da Informação. Neste mesmo ano o New York Times fecha as portas. Afinal, como concorrer com algo que sabe tudo sobre você, seus gostos e desgostos, seus mapas e rotas, amigos e familiares, amantes, fregueses e laranjas? Difícil, né?

A vertigem aí não é minha não. Tá neste filme (Flash, 8min) criado pelo Museum of Media History. Lógico, vc pode levá-lo a sério ou não. Quem testemunhou o 'Google Factory Tour' deve ter sentido um frio na barriga. Saca só um exemplo:

Imagina que vc tá na China, numa viagem de negócios. Vc só manda bem no inglês cicieiei e portunhol. Seus interlocutores enrolam um inglês kiubiu em mandarim. Ninguém se importa - vcs se entendem numa boa. Um GoogleGadget wireless (OEM Apple? - o iPodTrans?) plugado em seu ouvido faz todas as traduções para vc. Vc pode falar português numa boa. Eles seguem no mandarim. Mas vcs conversam! Em tempo real! O intérprete é o Google, e seu imenso grid de vários quilômetros quadrados plantado no meio oeste estadunidense (ou seria na Sibéria?).

Astonishing chiri? Lê de novo. O Google sabe que o domínio da mídia passa pelo domínio da linguagem. E se o Google virar a realização do Esperanto: uma linguagem universal?



hehe... adoro sci-fi e teorias megalomaníacas. Principalmente aquelas que podem virar realidade. Saca aquele papo de Missão da empresa? A do Google é "to organize the world's information and make it universally accessible and useful". World... Universally... Céus! Perdemos muito tempo mirando no Cérebro errado. Pelo jeito ele era só o Pinky...



But... voltando pra 2005: o início do fim. Agora um fato: a MS tá furiosa pq o Google contratou o Dr Kai-Fu Lee (não é brincadeira - é o nome do cara mesmo!). O jedi Kai-Fu (não confundir com aquele lateral direito meia-boca do Milan) era chefe da divisão de pesquisas da MS asiática. A coisa foi parar na justiça!

Em junho o Ballmer tava naqueles confins (mais precisamente na Austrália), demonstrando ser um péssimo 'reconhecedor de padrões': "In the next six months, we'll catch Google in terms of relevancy".
O que dizer dos próximos 6 anos, hem?

==========

Update: Pindorama anda mal-tratada mas ainda é parte do mundo, certo? O Google sabe que sim. E quando eu falo de Agressividade (Agilidade++) eu tô falando sério. Aqui a 'nova' página da ex-mineirinha Akwan. Tnx Braguinha.

Mais aqui.

==========

Outro update: o mundo tá ficando pequeno. Agora eles dominam a lua tb. Vai e dá um zoom máximo pra entender pq o mineiro aqui gosta tanto da lua.

0 responses to "Google X MS :: Aquecimento"

Leave a Reply