Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

"...things could get awfully interesting once a single open source entity starts to offer both a Java application server and a database."

Surrupiei o trecho acima de um post do Berlind [ZDNet] sobre o mundo Java EE (nova denominação do J2EE) e, mais especificamente, sobre os diversos cenários possíveis motivados por iniciativas de Software Livre. Mas quero aproveitar a frase dele pra tecer uma provocação diferente. Parto do princípio de que ele (Berlind) já acrescentou um web server (Apache) e um servlet container (Tomcat) no que chamou de Java app server.

Pq será que é tão difícil oferecer um 'pacotinho' integrado de commodities, hem? Saca só o destaque que o Berlind deu para a simples junção de um app server com um servidor de bancos de dados! Não parece ridículo? No mesmo post ele destaca uma resposta do Fleury (JBoss) sobre o GlassFish (Sun). O Fleury fala que já oferece um portal e BPM (Business Process Management) no 'pacotão' JBoss. E pq não um SGBD??



Em abril eu sugeri um modelo de negócios onde a empresa se especializa nisso: Colar produtos de Software Livre. Continuo achando que é uma imensa oportunidade (inexplicavelmente e quase totalmente) inexplorada.

0 responses to "Tenaz & Superbonder"

Leave a Reply