"...things could get awfully interesting once a single open source entity starts to offer both a Java application server and a database."
Surrupiei o trecho acima de um post do Berlind [ZDNet] sobre o mundo Java EE (nova denominação do J2EE) e, mais especificamente, sobre os diversos cenários possíveis motivados por iniciativas de Software Livre. Mas quero aproveitar a frase dele pra tecer uma provocação diferente. Parto do princípio de que ele (Berlind) já acrescentou um web server (Apache) e um servlet container (Tomcat) no que chamou de Java app server.
Pq será que é tão difícil oferecer um 'pacotinho' integrado de commodities, hem? Saca só o destaque que o Berlind deu para a simples junção de um app server com um servidor de bancos de dados! Não parece ridículo? No mesmo post ele destaca uma resposta do Fleury (JBoss) sobre o GlassFish (Sun). O Fleury fala que já oferece um portal e BPM (Business Process Management) no 'pacotão' JBoss. E pq não um SGBD??
Em abril eu sugeri um modelo de negócios onde a empresa se especializa nisso: Colar produtos de Software Livre. Continuo achando que é uma imensa oportunidade (inexplicavelmente e quase totalmente) inexplorada.
O Graffiti mudou!
Visite a nova versão em pfvasconcellos.net
0 responses to "Tenaz & Superbonder"
Leave a Reply