Integração de sistemas tá no Top 10 das prioridades dos CIO's há muito tempo.
Cinco anos atrás nasceu a STL (sigla com 3 letras)EAI (Enterprise Application Integration). A confusão em torno da definição da nova (?) disciplina (!) foi tão grande, com fornecedores vendendo tanta bullshitagem, que, ao que tudo indica, ela deixa o mundo sem dizer a que veio.
O q o mundo da TI faz quando uma STL não 'pega'? Cria outra STL, oras...
E eis que nasce o ESB (Enterprise Service Bus). Nome bonito.
De tecnologia mesmo, nada de novo: O tal 'Bus' é uma especialização/derivação do SOA (Services Oriented Architecture), e deve ser construído usando padrões para Web Services (SOAP e XML). Sacou?
Com a IBM se posicionando quase como a 'mãe' da nova STL, devemos nos preparar para uma enxurrada de 'white-papers' requentados, eventos, demos, etc etc
Explico meu ceticismo: não há mágica! Nunca existirá uma solução 'one size fits all' para o problema 'integração'. A cada dia entregamos 'software' que não nasceu preparado para 'integração' (para um tipo de integração que desconhece o interlocutor! - não tô falando de 'integração hard-core/coded!). Ou seja, a cada dia que passa estamos aumentando o problema chamado 'integração'.
To be continued...
O Graffiti mudou!
Visite a nova versão em pfvasconcellos.net
0 responses to "STL Nova pr'um Problema Velho"
Leave a Reply