Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

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No início dos anos 90 Michael Hammer e James Champy lançaram o livro 'Reengenharia - Revolucionando a Empresa'. Na época, a mídia irresponsável chegou à seguinte conclusão:

Reengenharia = Downsizing = Cortar Custos (Pessoas)

A desastrada aplicação da fórmula resultou numa nova fórmula:

Reengenharia = Fracasso (antipatia, burrice, ...)

O q o livro tem de forte foi muito mal trabalhado: a visão de Processos!
As empresas insistem em operar, se organizar e contabilizar centros de custos, departamentos. Grande parte delas ainda ignora que elas funcionam de uma maneira totalmente horizontal (os tais Processos de Negócios).



Se não, responde aí:

1) Quanto custa uma Venda? (não tô falando do custo das mercadorias vendidas, mas do processo de venda propriamente dito. O 'ticket' pode ser de 1 centavo ou de R$ 1 milhão, há um custo fixo do processo. Qual é?)
2) Quais os componentes deste custo?
3) Qual o tempo médio de ciclo do processo de venda?
4) Quais as métricas relevantes para se medir a qualidade do processo?

BPM, ESB e, antes, ERP, SCM, CRM e praticamente todas as nossas 'modas' requerem a execução de tal 'reality-check/shock'. Pelo visto, seguimos ignorando-o.

E Mr. Hammer pede desculpas até hoje... indevidamente.

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