Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

Há tempos quero comentar a história. Prá não arrumar muita briga (ando muito "paz e amor" ultimamente), vou me inspirar num tal Jose, que tinha uma coluna muito legal na PC-Mundo (?), na 2a metade da década de 80. Segue o causo:


Brasil, início da colonização, 1500 e pedrinha. Uns caras largados no nordeste ouvem falar d'uma tal "cana da Índia", "cana-de-açúcar", "sugarcane". Dá açúcar, dá pinga. Dá prá fazer um dinheirão com esse produto no 1o mundo! A Índia tá ficando rica com isso!!

Cinco ou seis 'largados' se reúnem então: "Vamos escrever um business plan!". Na verdade escrevem press-releases legais, vaidosos. Folders coloridos. Como eles mesmos disseram, um belíssimo "kit de marketing". Próximo passo?

Seguem os cinco ou seis 'largados' pro 1o mundo, oras! Reunião especial na corte!! A classe operária vai ao paraíso! Detalhe: não levaram um só grama de açúcar. Prá que? O "kit de marketing" era maravilhoso!!!

As reuniões especiais na corte são cheias de pompa e regalias. Muitos discursos chatos também. A expectativa dos 5 ou 6 'largados' é pela sessão de negócios, último evento depois dos nhen-nhen-nhen, comes-e-bebes e afins.

"Vamos fechar contratos de milhões!! Ainda não temos a porra da idéia de como se planta esse troço, mas no Brasil, basta plantar!!! Vamos exportar toneladas de açúcar, rapadura, pinga, bagaço... Vamos vender tecnologia!!!"

Começa a aguardada sessão de negócios. 5 ou 6 largados em total desespero. Tava tudo invertido: Os representantes da corte lhes ofereciam tecnologia, ferramentas especiais, adubos - tudo q eles precisariam prá plantar cana. Nem queriam saber da cana brasileira. A da Índia já os atendia com sobras. Com qualidade! Cana Maturity Model (CMM) nível 5 importa sim!
Rabinho entre as pernas, voltam ao Brasil sem um contrato. "Q será q deu de errado?"



Bão. O causo aí é ficção! Afinal nós plantamos cana!
Agora quem vai avisar o povo aqui, que para exportar software é necessário formar programadores? Quem vai avisar que a formação de desenvolvedores não se dá em cursinhos de 40 horas? Quem vai gritar que a maioria dos cursos superiores não prepara corretamente os desenvolvedores? Quem vai avisar pr'umas publicações aí que elas só estão alimentando e divulgando mentiras? Quem vai avisar que parte dos 5 ou 6 'largados' ali de cima não tem um único pé-de-cana, digo, programador?

A oportunidade é muito boa! O problema é que começamos muito mal...

0 responses to "Saca Só (Edição Especial): "Sobre pés de cana, rapadura e outsourcing offshore""

Leave a Reply