Um breve histórico:
.Início dos anos 90: De forma bastante acertada, a MS implementa seu modelo de parcerias. Entende que, de seus produtos, derivam 'n' serviços: treinamento, desenvolvimento, suporte, etc. É quase um modelo de franquias: a empresa certifica alguns funcionários, paga uma bagatela por ano (US$2k), e se torna um MCP (Microsoft Certified Partner). O crescimento do número de parceiros é proporcional ao crescimento da base instalada de produtos MS. Um belíssimo caso de sucesso.
.Final dos anos 90: De forma bastante desastrada, a MS divulga sua sociedade com a Andersen, a Avanade. Ballmer diz, "amamos nossos parceiros, mas a Andersen é a ANDERSEN!". A comunidade de parceiros leva um belo susto. A Avanade nasce como empresa mundial. Até sede no Brasil eles tinham.
.Início do novo século: De forma ainda atabalhoada, a MS tenta fortalecer seu braço de serviços, a MCS (Microsoft Consulting Services). A Avanade (seus preços) não colou(aram). Não sei se foi estratégia mundial ou algo específico da MS-Brasil. Um consultor MS custa mais ou menos 3x mais caro que um profissional d'um parceiro. A comunidade continua confusa. Particularmente no Brasil há uma grande mudança no quadro de parceiros. Alguns tradicionais são praticamente pulverizados. Novos players surgem, aproveitando o imenso nicho que se sente órfão ou explorado.
.2003 - 2004: De forma bastante acertada, a MS reconhece que dependerá de seus parceiros para atravessar o momento difícil que se aproxima (ou já chegou, veja o post 'Hard Times'). No evento anual com parceiros, o VP Orlando Ayala diz que os parceiros MS são muito generalistas. A MS apresenta assim sua estratégia para formar uma rede de parceiros realmente Especialistas. O range de especializações é imenso: 11! Desde infra-estrutura até serviços envolvendo soluções de BI, além da relativamente nova carteira de soluções de negócio (ERP/CRM). Trata-se de outro grande desafio no portfólio de grandes desafios que a MS apresenta no momento (Berrante, open source, falhas de segurança, etc etc). A nova mensagem, traduzida, fica mais ou menos assim: "Não basta saber abrir caixinhas. Não basta mais dar treinamento de manipulação de 'wizards'. Os parceiros devem saber agregar mais valor aos nossos produtos!. Já!!".
É cedo prá saber se é tarde demais.
O Graffiti mudou!
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