Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

Infelizmente a mídia tá dando muito destaque prá aspectos "políticos" do JavaOne, em detrimento da tonelada de conteúdo técnico que deve tá circulando por lá. O grande debate gira em torno da 'abertura' do Java.

Além da IBM, agora a BEA se junta ao coro (que ainda tem Stallman e co-irmãos) que insiste que a Sun deveria entregar o Java para o mundo do 'software livre', para o bem da comunidade.

McNealy insiste que a Sun tem sido um bom 'steward' do Java, e que o JCP é o supra-sumo do desenvolvimento colaborativo. Disse, na última terça, que a IBM tem 'Java envy', por não tê-la inventado.

Bom, o JCP é um mal necessário. Inovação, por si, normalmente ocorre de forma mais natural e rápida quando não existem amarras e burocracias. O JCP é, por necessidade, um processo burocrático.

Acho que o grande desafio que toda a comunidade tem pela frente é desenhar um processo que aproveite tudo de bom do mundo 'open source' (do processo de desenvolvimento dele), e tudo de bom do JCP. Acho que há um meio termo.

0 responses to "Inveja do Java"

Leave a Reply