Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

TI oferece um número de possibilidades muito grande quando falamos de profissões e planejamento de carreira. Apesar de tudo, o horizonte é bonito. Eu aposto muito em especializações, como ponto de partida ou ponto de virada. Oportunamente, no finito, eu falarei um pouco mais sobre algumas especializações possíveis. Aqui, eu vou mesmo é fazer um cadinho de propaganda.

O alinhamento de TI com o negócio é outro dos estranhos e duradouros tabus da nossa área. Colocando d'outra maneira: é difícil explicar - e mais ainda justificar - pq desalinhou. Pior: em muitos casos, nunca houve alinhamento. TI era (ainda é) uma imensa, cara e impenetrável "caixa preta". Daí que o livrinho aí do lado, lançado no último dia 11, vira best-seller fácil fácil. Ainda mais, como bem notou o André Wolff da Tempo Real, copiando a capa d'outro fenômeno editorial: Freakonomics.


.:.

"Antes tarde do que nunca". Esse papo todo sobre alinhamento gerou duas tendências muito fortes e relativamente bem fundamentadas: SOA (Services-Oriented Architectures) e BPM (Business Process Management). Esse papo todo praticamente (re)lança duas (novas) profissões na área: o Analista de Negócios e o Arquiteto Corporativo. O segundo, como os PMs (gerentes de projetos) no final do século passado, ainda sofrerão com um job description amplo demais. IMHO, 4 arquitetos especialistas fazem mais sentido do que um Super-Arquiteto-Aranha. Como eu disse ali em cima, outro dia, no finito, falo mais sobre o mais novo integrante dos X-Men. Tô enrolando, mas aqui eu vou mesmo é fazer um cadinho de propaganda.


No último dia 20, eu apresentei em Sampa o workshop "Formação de Analistas de Negócios", pela Tempo Real Eventos. Foi muito legal - com lotação esgotadíssima e a turma aguentando minha verborragia por mais de 7hs. Nesta página tem outras fotos e, mais importante, alguns depoimentos da turma que participou.

O Analista de Negócios (AN) é uma "especialização" do tradicional analista de sistemas. Seu foco é a análise do problema. Melhor: o correto entendimento do problema. Para tanto, ele deve dominar dois conjuntos de disciplinas: Modelagem de Negócios e Engenharia de Requisitos. O workshop dá uma visão geral de ambas, além de mostrar como o trabalho do AN se encaixa na organização e em projetos para desenvolvimento de sistemas.

Já está programada para o próximo dia 2/ago (quinta) uma 2ª turma do workshop. Leitores do Graffiti e do finito merecem um "mimo": desconto especial* para incrições feitas até o dia 13/jul. Para tanto, basta informar o código promocional: cpvfan.


* Válido só para 20 das 10 1/2 dúzias de leitores. E dá-lhe letrinhas miúdas!! hehe.. sorry.

0 responses to "Alinhamento de TI com o Negócio: Duas Profissões"

Leave a Reply