Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

Engraçado, mas até hoje eu só tinha visto aquele "alerta" do Google sobre a falta de escalabilidade da Internet para entrega de vídeos no Jornal da Globo. Como se trata do tema do Roberto X Cringely nas últimas semanas, lógico que ele comentaria o "alerta". Não se assuste com o título da coluna. É que ele começa falando do Jobs anti-DRM. Mas termina escancarando as segundas intenções do Google quando o assunto é vídeo:

But first Google has to make itself indispensable to European cable companies, to get a toehold in their market. Only when they are totally dependent on Google ad services will the search giant reveal its true video ambitions in Europe.... and the world.


De todas as ondas de convergências, esta (vídeo+web) parece ser realmente a mais dolorida e, de certa forma, nebulosa (tecnicamente falando). Bill Gates fez a abertura da CES (Consumer Electronics Show) mostrando um pouco da estratégia da MS para a IPTV: o XBox vira uma espécie de 'sintonizador'; com a HP eles estão desenvolvendo um home server, um imenso 'gravador'.

As preocupações do Google são totalmente diferentes: eles querem levar a Internet (particularmente sua infra e lógica para geração inteligente de comerciais) para os canais de TV. Experiências parecidas eles já fazem até com emissoras de rádio.

São duas frentes totalmente diferentes. Mas não são paralelas - as visões são conflitantes. O discurso (alerta) do Google na semana passada jogou um pouco de areia nos olhos da MS. Roberto X tratou de devolver um pouco da areia. E, neste início de história, estamos todos com a vista embaçada.

1 response to "IPTV: Escala ou não Escala?"

  1. Se traçarmos um paralelo com a evolução da performance das redes do cabo coaxial até as placas de 10GB de hoje, veremos que a evolução mostra que o Google ou está errado, ou realmente só tá jogando areia nos olhos dos concorrentes.
    Só não temos conexões ADSL a 10MB em todo o Brasil porque as operadoras não querem baixar seus preços. E cadê o Wimax?
    Ai meu olho...

    Chantinon

Leave a Reply