Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

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Uso o Yahoo!Mail desde 2000 e o GMail praticamente desde seu lançamento (2 anos? - não me lembro). O Gmail, assim como seu vovô - o mecanismo de buscas Google - caracteriza-se pela radical limpeza de sua interface. Sua objetividade impacta positivamente em sua performance. Engraçado é que a Google lançou seu conceito de interface na auge dos mega-poluídos-portais, quando designers cafeinados confundiam quantidade com qualidade. Muitos, particularmente aqui em Pindorama, não aprenderam até hoje. Vide a maioria dos nossos grandes portais: poluição pouca é bobagem. Designers bushistas! hehe

Mas o que mais me intriga é o caso do Yahoo. O GMail foi-lhe um belo tapa na cara - nada de luvas de pelica. Oferecia pífios 6mb de espaço quando o GMail prometeu 1gb. Baseava sua usabilidade em traduções mal feitas de "padrões" Win32, como o Outlook. Com o assalto do GMail, o Yahoo teve que se mexer. Colocou todo mundo em cursos intensivos de Ajax e afins, deve ter alocado centenas de designers 'modernosos' e ultra-especialistas em ergonomia. E me veio com isso?

Clique na imagem para ampliar.

Tudo tem a ver com modelos de negócios. Tanto o Yahoo quanto a Google vivem da venda de espaços publicitários. Mas justifica usar tanta área útil com propaganda? Reparem nas áreas destacadas. 90% é propaganda do próprio Yahoo. Tudo bem, os caras fizeram um bom trabalho com Ajax. Mas tudo ficou pesado demais, lento demais. E o rodízio dos banners (que aproveita o ciclo automático de refresh das mensagens) detona ainda mais a performance. Se vc usa banda larga a coisa não te chateia tanto. Mas se sua conexão for discada ou retardada o uso do Yahoo!Mail é um exercício de paciência. Pq não copiaram um pouquinho as boas idéias do GMail?



Garanto que assim, econômica e respeitosamente, a Google levou mais $$ do que o Yahoo. Venderam praticamente o mesmo 'pedacinho' de tela, mas aposto meia dúzia de Brahma Extra que a Google faturou mais. E lucrou mais.

Mas não é só isso. O Yahoo, dono do Del.icio.us, ignorou o conceito de tags! Mantém o batido conceito de 'pastinhas' para o armazenamento permanente de mensagens. Perdeu a chance de encaixar seu IM no webmail. E deixou escapar também uma belíssima oportunidade de integrar seus grupos de discussão (largamente utilizado pelas comunidades técnicas) ao leitor de mensagens. Nem vou falar de RSSs e afins. Enfim, onde o Yahoo tá com a cabeça? Para inovar não basta olhar o próprio umbigo. É o umbigo dos outros, particularmente daqueles que te chutam o saco, que deve inspirar reações.

Aprender a aprender continua sendo o maior desafio das empresas. Mesmo daquelas que se acham numa "nova era".


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