Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

Sincronicidade!

Com a Mary Jo Folley!! Um dia antes d'eu perguntar como seria o SO do século XXI, a Mary Jo (ZDNet) já tinha dados algumas pistas. Pistas sobre como a MS vê tal SO.

And it's all about synchronicity. Hmm... menos.

Que tal sincronismo e sintonia? Melhor. Pra entender (a visão da MS/Ray Ozzie):

O SO se transforma num versátil EXECUTOR. Uma plataforma que, da forma mais transparente possível, pega SERVIÇOS na web e os executa. Alguns serviços podem ter caráter temporário: Residem na máquina por um tempo - em troca d'um "aluguel" (a MS vai adorar isso!). Outros podem ser baixados e instalados em caráter permanente. Um corretor ortográfico a ser utilizado pelas aplicações (Office) existentes, por exemplo. De certa forma começou a 'desanuviar' (perdão pelo trocadilho) aquilo que o Bill tentou falar/mostrar no ano passado:

Obs.: Mas ele segue no Guinness Book: o Slide mais confuso e poluído de todos os tempos!

Deu pra entender agora pq a Google tornou seu discurso mais beligerante? Dá pra entender agora pq eu acho que 2009 é o ano 'A'? Não deu mas também não entendeu?

Resumindo: o arsenal da Google exigirá apenas um browser (de preferência o Firefox, que é mais esperto, aberto e extensível). Rodando em qualquer plataforma. Já o armamento da MS forçará uma sobrevida da franquia Windows (e Office e Exchange e etc).

A IBM correria por fora se não tentasse fazer do Workplace um mero upgrade do Notes.

O Ubuntu corre por fora (retro-alimentando Google, Last.FM, Wikipédia, Flickr, Democracy TV ...)

Uma certeza: a Web é o novo sistema operacional. Ou a maior parte dele. Algo que na época do CP/M chamávamos de "comandos transientes".

===

2009 ?


0 responses to "O Sistema Operacional do Século XXI"

Leave a Reply