Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

Começou a circular ontem, no IDG Now!, uma matéria curiosa sobre os resultados de um estudo elaborado por dois pesquisadores de Harvard. O pessoal da 'prensa' tratou de destacar logo o que seria o ponto mais 'polêmico' do estudo: "A Pirataria favorece o Windows!". Menos, pessoal...

Todo mundo (com exceção de nossa 'prensa' especializada) sabe que a tal 'pirataria' SEMPRE favoreceu a MS. Desde os tempos em que seu único SO era o DOS. Naqueles tempos, 98.347% das cópias de DOS instaladas nos micriquinhos de Pindorama não eram 'legítimas'. Lá fora a coisa não era tão feia (pq não existiam muitas 'reservas de mercado'), mas também estava muito acima da taxa de 'ilegalidade' dos dias de hoje. Naquele tempo a MS só esquentava com a apropriação indevida de IP ('propriedade intelectual'): pegar código do DOS e chamá-lo de SISNE não podia. E os idiotas que bancaram essa infeliz idéia dançaram bonito.

Mas a 'pirataria' corria solta. Criou massa crítica. Criou 'bases de conhecimento' e especialistas. Daí até virar um monopólio foi um pulinho. Office (Excel e Word, principalmente) e Windows (3.x) seguiram a mesmíssima trilha. Hoje a 'pirataria média' no mundo deve girar em torno de 50% (por culpa da Ásia - China e Índia, principalmente - que ainda tá no meio do ciclo da construção do monopólio). Mas se trata do mesmo modelito - o mesmo padrão. Se ele é intencional ou não, é outra discussão. O fato é que o império de Redmond não seria o mesmo se não fossem os 'piratas' e sua incrível capacidade de implementar 'redes'. Uma capacidade que 'mways' e 'herba-vidas' da vida devem invejar muito.

Mas o estudo dos caras de Harvard (melhor explicado nesta entrevista) vai muito além da 'polêmica' constatação acima. O que deveria chamar nossa atenção é a constatação de que, independente dos apelos do Linux, "ele nunca tirará a liderança do Windows". Principal razão? A base instalada. Razões secundárias?

  • Táticas FUD (Medo, Dúvida e Incertezas), magistralmente adotadas pela MS desde o surgimento da 'ameaça Linux';
  • Táticas "Clone Parcial". Um exemplo é a MS "abrindo" código para governos e entidades de ensino;
  • Um monopólio do Windows seria melhor (para a sociedade) do que um duopólio Win+Linux!?!?!
Hmmm.. hehe. O estudo parece ser muito bom para mostrar onde estamos e como chegamos até aqui. Mas deve ser visto com cautela se sua intenção é brincar de ficção científica. O divisor de águas será o Vista, programado para lançamento em janeiro próximo. Se a MS considerá-lo o fim de uma era (tecnicamente e comercialmente falando), tudo bem. Caso contrário podemos ter consideráveis mudanças no mercado mundial de SO's. Duas pistas:
  • Lembram-se do 'Bombril' e suas 1001 utilidades? Ele tb tinha 90% de mercado, não?
  • "O que dizem os mortos", um conto do PKDick de 64.
Quer pista fácil? Segue lendo nossa 'prensa'...


0 responses to "Win X Linux :: Outras Perspectivas"

Leave a Reply