Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

Copiei parte do título do post anterior pq o tema é parecido. Outra pesquisa, desta vez do IDC. Saca só:

IDC surveyed 5000 developers in 116 countries and discovered that open source is used by 71% of them and -- perhaps more surprisingly -- is used in 54% of their production environments.

A surpresa é do Bernard Golden, da CIO Magazine. Ele diz que o IDC tá 'meio certo' em suas conclusões. Mas não deixa de destacar a conclusão do IDC: O universo do Software Livre é "the most significant all-encompassing and long-term trend that the software industry has seen since the early 1980s."

Eu fico surpreso é com a surpresa dos 'analistas'. Desde que nossa indústria nasceu existe a cultura do 'compartilhamento de código'. A história está muito bem documentada em "From Airline Reservations to Sonic the Hedgehog - A History of the Software Industry", de Martin Campbell-Kelly. Versão resumida:

Em 1952 os clientes da IBM estavam putos da vida. Os custos de programação eram altos demais. Alguns dos mais importantes fregueses, entre eles a RAND e a Douglas Aircraft, ameaçavam devolver os computadores (701) e voltar para o trabalho manual. Foi então que R.Blair Smith, gerente de vendas da IBM, levou para Thomas J. Watson Sr, então presidente da IBM, a idéia de montar uma 'cooperativa de código'. O consórcio foi chamado de PACT e depois de SHARE. Só um dos programinhas mais populares na cooperativa gerou uma economia de US$ 1.5 milhão (de 1955, não estou computando a inflação) para cada um dos cooperados. Eram mais de 100 empresas em meados dos anos 50.

Podemos dizer que, naquela época, praticamente 100% dos programas utilizados em 'ambiente de produção' eram um tipo de 'open source'. Ou seja, os 54% de hoje deveriam surpreender por outro motivo: é pouco! É muito pouco pq a Internet facilitou demais a troca de código e conhecimento. É pouquíssimo pq os sistemas de hoje são muito mais complexos e infinitamente maiores.

Um dia eu ainda vou entender o que foi que aconteceu entre o SHARE e o OPEN SOURCE.


0 responses to "Open Source :: O Estado das Coisas"

Leave a Reply