Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

Dias atrás o Gabriel "escatoLógico" Ribeiro me mandou o seguinte email:

Finalmente, pra quem esperava algo tangível sobre SOA.

Especificação e implementação 'alpha' SCA SDO DAS:

http://www.osoa.org/display/Main/Home

https://www14.software.ibm.com/iwm/web/cc/earlyprograms/websphere/soawas61/


O "tangível" me pegou. Tangibilidade tá no tato de quem tateia. Entendo as necessidades que o Gabriel matará com os padrões acima. Mas SOA seguirá intangível (e incompreensível) pra um tanto de gente. Por um bom tempo. Quem usa SAP terá a oportunidade de virar um dos pioneiros da área. A empresa alemã parece estar jogando todas as suas fichas nessa 'nova' proposta. Estrategicamente (e comercialmente) falando, o movimento da SAP pode ser mais importante que a Open SOA Collaboration. Principalmente no curto e médio prazos. ERP rodando é a tangibilidade que importa pra quem investe nesse tipo de coisa. SE, eu disse SE a SAP soube tirar proveito de tudo que uma SOA oferece, o futuro tá bem bonito (para ela e seus usuários).

E ficará bem feinho para seus concorrentes, inclusive a Oracle. E uma perguntinha não sai da minha cabeça: será que algum ERP tupiniquim já está em processo de conversão? A respostinha tbém não livra minha cuca: "SOA? Q p0rr@ é essa?"... hehe... pré-conceito... sei lá...

Só sei que pude colocar a "mão na massa" de fato. Entreguei no início da semana minha primeira proposta SOA (a 1ª a usar o termo SOA). Como é um projeto grande e abrangente, tive a chance de validar conceito por conceito. É engraçado esse negócio de questionar coisas que você mesmo escreveu. Sorte que eu não falei muita besteira. Não suporto discutir comigo... hehe...


0 responses to "SOA: menos bla, + mão na massa"

Leave a Reply