Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

Há mais de uma semana meu micro tem apresentado alguns sintomas estranhos. Inéditos. O Firefox ficou extremamente instável, chegando ao cúmulo de uns 10 crashs por dia. O número de pragas detectadas pelo meu anti-vírus aumentou cerca de 500%. Antes, raramente eu recebia um aviso de infecção. Como passei as duas últimas semanas concluindo um trabalho, fiz o máximo pra me fingir de morto. Ou seja, não dei muita bola para os xiliques da maquininha não.

Mas ontem eu tava com tempo. Trabalho entregue, preparava minhas munições para tirar o atraso do Finito (3 semanas!!) e comentar aqui as novidades da Apple, as não-novidades da MS e coisinhas afins. Aí os sintomas de TPM* do micro afloraram de vez. Eu detesto mexer em coisinhas do SO, saca? Queria ser rico pra ter um help-desk só pra mim. Mataria dois coelhos: eles arrumariam minhas máquinas e me forneceriam um montão de piadas pra eu contar aqui. Mas como eu ainda não fiquei rico e o trabalho escravo é proibido em Pindorama, seguirei tendo que me virar sozinho.

E é só quando a gente calça o roto sapato do usuário que a gente percebe o tanto que é desamparado. Vasculhei o Google em busca de soluções. Reparei que o SVCHOST, em determinados momentos, passa a engolir 5mb de memória virtual por segundo!! Até acabar com toda ela e não me deixar abrir nem o TaskMng. Cheguei a desconfiar do Firefox por algumas horas. Depois vi que o SVCHOST não precisa de ajuda para disparar sua comilança. E o processo dele não morre de jeito nenhum.

Vi que não sou o único com esse tipo de problema e descobri também que o SVCHOST é amaldiçoado por todo o canto. Basta buscar por "svchost memory leak", "low virtual memory" ou algo do tipo no Google. Mas não consigo descobrir a causa! Palpites mil: "desative as atualizações automáticas" (o povo adora essa); "delete o arquivo de paginação"; "mude o dono do processo"; "use o Opera!" (baixei e usei um cado - é bom); "reinstale o Windows três vezes por semana"; "repita comigo: Ave Maria..."

Consegui uma mínima estabilidade agora, mas não fecho mais o TaskMng. E não tenho que agradecer nenhuma das sugestões acima. Num dos vários boots o SVCHOST simplesmente parou de comer. Soltou um arrotinho e ficou quieto. Abri o Firefox com um medo danado. Mas... parece que tá tudo bem. Por enquanto...

É em momentos assim que vejo o quanto estamos distantes do 'mundo ideal'. E eu sei que não é uma exclusividade do ambiente Windows. Mas os usuários tradicionais do Linux já estão acostumados a varrer e pentear SOs. Usuários leigos (que acham que entendem de alguma coisa - como este que vos escreve) são os que mais sofrem e também aqueles que mais representam riscos. Se for nervosinho e ávido consumidor de malboros então, coitada da máquina. Só hoje foram uns 5 reset, no dedão!




* TPM = Tensão Pré-Manutenção. Há tempos estou ensaiando (e confessando aqui) que vou 'zerar' a máquina, dar-lhe um disquinho novo, um pouco mais de RAM e um belíssimo presente de Natal: o Ubuntu. Acho que é por isso que o Win aqui (q não será totalmente abandonado) passou a se comportar como mulher traída. Pior: como uma ex-mulher! Socorro!!


Tags:graffiti

0 responses to "Pesadelo"

Leave a Reply