Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

Nossa. Fazia tempo que eu não falava sobre 'desenvolvimento' aqui no Graffiti. Duas razões: o Finito só fala disso; e eu gasto um pouco do tema em outras esferas tbém, principalmente em grupos de discussão*. Mas hoje eu tenho um assunto bom pra tratar aqui: A VersionOne divulgou os resultados de uma pesquisa sobre 'Agile Development'. Parece que ouviram gente do mundo todo e de todo tipo de empresa. 722 pessoas, 20% são Gerentes de Projetos, 12% Desenvolvedores e 10% VPs e Diretores de desenvolvimento, dentre outros (inclusive consultores!, hehe).

No finalzinho do documento o número que mais me chamou a atenção: 84% das empresas ouvidas já adotaram/praticaram alguma coisa 'Agile'. O documento não fala como a pesquisa foi conduzida. Ela foi 'bancada' pela Agile Alliance. E parece ser daquele tipo de pesquisa realizado via internet. Ou seja, o número (84%!) não pode ser levado muito a sério não. A população amostral foi formada por praticantes, entusiastas e gente com muita curiosidade sobre o assunto. Ou seja, não dá pra sair falando que 80 e tantos porcento das empresas do mundo todo já utilizam alguma variação de 'metodologias ágeis' para o desenvolvimento de sistemas. Mas também não é o caso de depreciar a pesquisa. Ela tem algumas informações muito legais.

Por exemplo: quais as metodologias mais adotadas?

Apesar da grande diversidade de ofertas, apenas duas propostas se mostram de fato consolidadas: Scrum e eXtreme Programming. Senti falta do RUP pq há tempos seus 'vendedores/evangelistas' batem na tecla "RUP é ágil". Não discordo, muito pelo contrário. Mas o pessoal que respondeu a pesquisa mostra que o discurso ainda não pegou. Acho que isso até comprova minha tese de que a população amostral foi muito restrita em sua diversidade. Daqui um ou dois anos dará pra gente ver se o OpenUP/Basic (há dias era BUP - é uma variação 'magrela' do RUP) conseguiu capturar corações e mentes. Sua vinculação ao Eclipse me faz crer que ele será bem sucedido.

O que eu mais gostei de ver no gráfico acima foi a posição do Scrum. De todas as propostas 'ágeis' ela é, na minha humilde opinião, a mais versátil. Mas ela não concorre com as demais. Pelo contrário, pode complementar todas, inclusive o RUP. Espero apresentar em breve no Finito um pouco mais sobre o assunto. Adianto aqui uma das coisas que mais me agrada no Scrum: a redefinição do papel do Coordenador do Projeto e a introdução do 'Dono do Produto'. Falei um pouco sobre isso no artigo "Liderando a Equipe Criativa".

Outra coisa legal e meio engraçada que pintou na pesquisa: Quais as maiores preocupações quando se trata da adoção de alguma 'metodologia ágil'?

Garanto que a maior parte dos itens acima é 'culpa' dos 20% dos Gerentes de Projetos que responderam a pesquisa. Isentando-os: é culpa da cultura de gerenciamento de projetos que ainda vigora. Mais engraçado ainda é que a pesquisa não mostra que é exatamente essa falta de 'cultura' a maior barreira para a adoção de processos ágeis. E eu tenho certeza de que o 'radicalismo' dos 'evangelheiros' não tá contribuindo em nada para a mudança dessa situação. Anda sobrando 'certezas' e faltando um cadinho de didática, humildade e até de seriedade. Pena...

===

* Aliás, ultimamente anda um pouco cansativa a participação em grupos de discussão sobre desenvolvimento e afins. Tem muito 'pavão-decoreba-escandinavo' usando-os exclusivamente para auto-adulação e promoção de amiguinhos. Pior: parece que 'pavão' não tem dúvidas, só certezas. Pesadelo: 'pavão' adora estar na moda. 'Pavão-evangelheiro' é outra praga da nossa área. Infelizmente uma praga que tem algumas utilidades. Responder pesquisas como a apresentada acima, por exemplo.


0 responses to "Agile Development :: O Estado das Coisas"

Leave a Reply