Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

Terminados o carnaval e respectiva ressaca, e enquanto nossa "favorita" seleção não estréia na copa, é tempo de pensarmos um pouco em trabalho. Há pouco mais de 3 meses divulguei a primeira parte de minhas resoluções para 2006. Mais que uma brusca (e salutar) mudança de ares, puxei o freio-de-mão e dei um belo pinote de 180° em minha carreira. Apresento-me agora como um consultor independente. E, conforme prometido lá na parte I de minhas resoluções, lanço hoje meu "cardápio" de serviços.

Desde que nasceu, há quase dois anos, o finito é meu repositório de assuntos mais sérios. Não que o graffiti não seja. Mas aqui o papo é solto, aleatório. Enquanto o finito armazena meus artigos e palestras. Sempre desejei que ele fosse mais que um simples blog. Mas, até dois meses atrás, ele sofria d'uma crise de identidade profunda. Um modelo? Framework? Uma versão customizada do RUP? Um livro??



Pois bem, o finito virou meu "cardápio" de serviços. São 4 grupos de práticas desenhados para ajudar empresas e times que desenvolvem sistemas:

  • Abertura: apoio nas fases iniciais de um projeto. Elaboração e/ou revisão de RFP's OU propostas técnicas; estimativas e cronogramas; engenharia de requisitos e desenho da solução.
  • Comunicação: práticas desenhadas para melhorar o fluxo de informações em todas as fases de um projeto.
  • Processo: customização de processos de gestão e desenvolvimento, dentre eles RUP (BUP, EUP, etcUP), MSF, Scrum e XP.
  • Aprendizado: inserção de práticas que favorecem a assimilação e difusão de experiências.
Aqui tem um arquivo PDF que apresenta de uma forma mais detalhada o novo finito.

Que virou um blog novo também. Remoçado e menos colorido, para facilitar a leitura dos (extensos) artigos que, a partir de agora, passam a ser semanais. Aliás, comecei ontem a prometida e adiada série que comemora os 30 anos do lançamento de "The Mythical Man-Month", de Fred Brooks. Cruzo-o com "The Art of Project Management", de Scott Berkun, disparando dicas, questões e provocações. Tá legal e vale uma lida, com calma, seja você um gerente de projetos, desenvolvedor, arquiteto, meia de ligação ou um sofrido estagiário.

Desnecessário dizer que conto com o apoio de todos (que estão recebendo meu derradeiro spam ou que visitam o graffiti de vez quando) para divulgar minhas ofertas. Ou me indicar para um amigo. Ou então deixar seus comentários, sugestões e críticas. Espero retribuir com um conteúdo que seja útil e agradável. Ou divulgando e indicando seus trabalhos, ora pois...

Começou 2006! Vamos trabalhar! Mas... pensando bem: é sexta, são 18h30... Pô, ninguém é de ferro. Vai um choppinho aí? Bom final de semana para todos!
Tags:graffiti

0 responses to "Resoluções para 2006 - Parte II"

Leave a Reply