Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

Calma, não se trata de um duelo como costumamos ver. A questão foi colocada por Joe McKendrick, da ZDNet, ao comentar dois artigos. A pergunta: "Which is killing the software industry (as we know it) faster — open source or SOA?"

Para Rikki Kirzner é o mundo do Software Livre. Já para Christopher Koch, da CIO Magazine (!), SOA é o "grande assassino" da indústria de software (as we know it).

Fico com o Rikki. É a escalada (sanguinolenta) de produtos abertos, livres e "gratuitos" que está promovendo estragos mais consideráveis. Comoditização na marra e em ritmo nunca visto em nenhuma outra indústria. Praticamente não há mais nenhum elemento de infra de software que não possua uma versão "free". Com o stack básico consolidado, a pilha aumentará? Traduzindo: veremos aplicações de negócios (de verdade) recebendo a mesma atenção dos Apaches, Ubuntus e Raposas-de-Fogo da vida? Espero que sim. Creio que não. Não no curto prazo.

Assim como não vejo SOA como uma proposta "rompedora" no curto prazo. Mas quem quiser ter um produto minimamente decente nos próximos 2-3 anos, deve começar a se preocupar agora. Ou comerá pó (empacotado).


0 responses to "SOA X Open Source"

Leave a Reply