Deu na Exame:
Veja abaixo os cinco setores com mais fusões e aquisições no Brasil, em 2005:
- — Serviços financeiros: 54 operações
- — Informática, TI e internet: 41 operações
- — Comércio varejista e atacadista: 24 operações
- — Prestação de serviços: 18 operações
- — Alimentos: 16 operações
Não será em 2006 que o mercado de seguros verá a realização de alguns antigos desejos*, fato que deve disparar um grande movimento de fusões e aquisições. Os bancos devem seguir se livrando dos "abacaxis" mas, em números absolutos, nada que supere a marca geral (54) de 2005. Portanto o 1º lugar no ranking do 'fish eat fish' em 2006 tem tudo para ficar com a área de TI. Arrisco citar duas áreas específicas:
- Serviços de Desenvolvimento e Manutenção de Sistemas: dois drivers: a sombra dos indianos, espanhóis e chilenos (que chegam com fome) e o hype (além da absurda meta**) de exportação deste tipo de serviço. Tem muito player P, M e até G, louquinho para ser abocanhado por aí. Principalmente por uma IBM da vida;
- Software empacotado: aqui é uma batata quente só. A ameaça das multinacionais atacarem o mercado PME projeta um cenário em que parece caber apenas um, ou no máximo dois players nacionais. Grana tem. Será que há coragem? De qq forma alguns nobres pequenos e médios fornecedores devem 'ceder' suas carteiras de clientes para peixes mais graúdos. Ah, estou falando especificamente de pacotes de gestão, aka ERPs.
* Privatização do IRB; 'popularização' de alguns produtos como 'Vida' e 'Residência'; regulamentação de alguns 'novos' produtos como 'Meio-Ambiente' e 'Agro-negócio' são alguns dos principais 'desejos'. Alguns antigos demais e todos na 'plataforma de lançamento'. Com um congresso renovado (haha) em 2007, quem sabe?
** US$ 5 bi em 2010?? Formar 50k profissionais?? Sei que sonhar (ainda) é isento de impostos, mas não tá na hora de alguém falar sério? Gente, uma das maiores "universidades" particulares de Sampa AINDA NÃO ENSINA ORIENTAÇÃO A OBJETOS!! Nós não temos nenhuma universidade entre as 200 melhores do mundo!!! Apesar de gastarmos o dobro do que os ingleses gastam com as universidades públicas.
Sinceramente não sei dizer o que precisamos fazer para nos tranformarmos num player minimamente decente no mercado mundial de software. Mas tenho certeza de que não será com a fixação de metas que ignoram por completo o "estado real das coisas". Queremos copiar a Índia? Comecemos pelos seus processos de ensino e modelos de relacionamento 'capital X trabalho'. Eu copiaria a Irlanda. Da forma mais mineira possível...
0 responses to "Outras Dietas"
Leave a Reply