Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

A IBM acaba de anunciar a nova versão do Rational Software Platform (Atlantic). Construído em cima do Eclipse 3.0, a IDE (acho q tá na hora de aposentar este nome), se propõe a ser um conjunto bem integrado de todas as ferramentas usadas pelo desenvolvedor moderno, da engenharia de requerimentos ao deployment.

Parece não se tratar mais da colcha de retalhos que caracterizava este tipo de empacotamento. A IBM Rational tá prometendo um ambiente realmente único, com várias "perspectivas". Produtividade é a meta aqui.

A outra é "facilidade de uso" (daqui o 4 dummies do título). Nada pejorativo não. Se VB tem o público q tem é pq sempre vendeu a idéia d'uma programação fácil. Agora IBM e outras querem que a patuléia perceba Java da mesma forma: como algo fácil, simples, direto e rápido. Dado o acúmulo de esforços (incluo aqui o NetBeans da Sun), a chance de sucesso é grande.

A MS promete pro ano que vem o Visual Studio Team System. Comparando as suites a MS tá muito atrás. Não tem ferramenta prá coleta e estruturação de requerimentos. O Visio tá longe de concorrer com o Rose. Mas o Visual Studio ainda é superior em codificação e deploy. Vamos ver como fica. De qq forma, quem ganha é o programador. Seja ele .NET ou Java. Dummie ou não.

0 responses to "Tools 4 Dummies"

Leave a Reply