Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

Trampo, trampo, tramp...

O Finito passa a concentrar (oficialmente) os posts, artigos e comentários sobre desenvolvimento de sistemas, processos, tecnologias, ferramentas e, principalmente, PESSOAS!

Finito

Estou trabalhando dois temas:

.Aprendizado Inter-Projetos
.Gestão Estratégica de Ativos de Software


Mas usarei o espaço prá outros temas também, sempre sobre desenvolvimento de sistemas. O Graffiti segue concentrando comentários genéricos sobre TI e derivados.

Finito é um nome meio antigo pr'um produto/processo que ainda não tem fronteiras bem definidas. Os três "temas" que trabalho (os dois acima mais "Engenharia de Requerimentos") são os suspeitos default em todo projeto que falha. Queria ter a oportunidade de mergulhar um pouco mais neles. E, principalmente, exercitá-los de alguma maneira. Há quase 3 anos cheguei a sugerir, n'uma palestra, que o módulo de 'Engenharia de Requerimentos' virasse um projeto de software livre. Apesar da boa aceitação não consegui viabilizar a iniciativa.

E não tenho certeza se o grande objetivo do Finito é um produto.
Mas tb não tô com pressa prá descobrir...

Na sequência espero mergulhar nos seguintes temas:

1. Aquisição Progressiva - Contratos e Projetos de Desenvolvimento

Compramos e vendemos muito mal. Apesar de algumas experiências bem sucedidas, as empresas insistem em comprar projetos em dois modelos comprovadamente negativos (prá todos os envolvidos): Preço fechado ou 'body-shopping' (blergh!).

2. Formação de Equipes
Dá uma sacada nos anúncios de empregos: Programador-Analista que saiba isso, isso e aquilo. PQP! Há 40 anos contratamos e estruturamos equipes da mesmíssima maneira. A tecnologia mudou (ah!). Os processos mudaram pracas!! E as PESSOAS tb!!! Mas quem forma equipes ignora tudo, e segue preocupado com seus "analistas e programadores"...

Taí! Contribuições, sugestões e críticas serão bem recebidas...
(ou não).

0 responses to "Finito"

Leave a Reply