Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

Quase sem querer participei d'um evento surpreendente na tarde de ontem. Um dos maiores bancos privados do Brasil reuniu em um auditório representantes de 50 grandes e médias empresas de TI. Estavam lá IBM, HP, CPM, DRM, etc etc

Rapidamente a surpresa: o banco está levando suas ações de "desenvolvimento sustentável" para outros níveis de seu "ecossistema". Seus fornecedores estão sendo "convidados" a compartilhar uma visão de responsabilidade social e ambiental. Para tanto, nas futuras concorrências, o nível de comprometimento da empresa com tais questões será considerado. Será um novo critério de seleção de propostas!!!

Representantes do banco, com entusiasmo bastante sincero, mostraram alguns cases de sucesso. E mostraram uma preocupação (bem legal, por sinal) de distanciar suas iniciativas de rótulos fáceis e covardes do tipo "utopia", "fogo de palha", "modismo", etc.

Ano passado li "O Novo Jogo dos Negócios" de Shoshana Zuboff. O título em português é horrível! O original é "The Support Economy".



Ali ela descreve (com fatos) o fim do capitalismo como o conhecemos. E desenha uma sugestão, o "capitalismo de suporte", onde todas as corporações participam "de facto" da sociedade. Comprometidas com o desenvolvimento sustentável. Lógico que achei um tanto 'irrealizável'. Agora, vendo um BANCO (!) tomando atitudes dessa natureza passei a "rever meus conceitos". Tempos Modernos parte 2?!?! Tomara!

0 responses to "Tempos Modernos"

Leave a Reply