Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

Logo que saiu aquela fusão de 'costureiros', há uns 2 meses, eu ameacei chorar aqui que nossa área merecia algo parecido. Na verdade, desde a pré-história do Graffiti eu reclamo que nossa área merece um pouco de consolidação. Breve seleção:

Mas eu comecei 2008 um pouco mais otimista:

... deve haver algum movimento de consolidação de "padocas". Trata-se de um modelo que depende de muita escala, muitos clientes. Como freguês que fala inglês anda difícil, a saída (imaginada por eles) é aumentar a carteira de fregueses tupiniquins. E eles sabem que o atalho é a aquisição de carteiras, não a conquista real. Um atalho que vem antes, a abertura de capital (que gera a grana necessária para bancar aquisições), será tomado. Por poucos. Exigências da CVM espantam muitas "padocas".

Para a minha felicidade, a pequena-mega-fusão noticiada na última EXAME é bem melhor que a que 'previ' acima. E não se trata de padocas! Automatus, Dedalus, Intelekto, Biosalc, Trellis, Visionnaire e Volans são as 7 empresas "fundidas". A união se chama Virtus.Uma combinação jóia de produtos e serviços, inclusive com braços 'especialistas' (no agro-negócio, por exemplo). Ou seja, quase uma fusão integral daquilo que chamo de 'boutiques'.

A primeira vista, a união parece tão eclética quanto aquela fusão de 'costureiros'. Quero crer que a diversidade foi planejada. As unidades permanecerão semi-autônomas por um tempo, o que faz sentido. Resta torcer para a operação funcionar. Assim, quem sabe, outras médias e pequenas empresas tupiniquins se animam a abandonar a solteirice e realizar casamentos que têm tudo para serem mais promissores que Softex e afins.

0 responses to "M&A Tupiniquim"

Leave a Reply