Surrupiado integralmente da coluna do Elio Gaspari de hoje, na Folha.
Chegou a hora da desforra para as pessoas que navegam na internet e são submetidas à tortura de anúncios coloridos que estouram nos seus monitores, incomodando a visualização e dificultando a leitura das páginas. Um programa chamado "AdBlock Plus", capaz de bloquear ou filtrar anúncios está se propagando à razão de 300 mil novos usuários por mês. É grátis, mas só funciona no navegador Firefox. Parece impossível que venha a aparecer uma versão do bloqueador para o Explorer.
A propagação de um bloqueador de anúncios pode mudar o mercado da internet. Para pior, porque serviços como o do Google só existem porque há anunciantes que pagam para entrar na telinha das pessoas. Para melhor, porque ensinarão os publicitários a respeitar suas vítimas.
Breves comentários:
- Quem usa o Firefox, há tempos conhece os bloqueadores de anúncios. Não é novidade. Novo é o destaque dado pelo Gaspari, que é publicado em meios de grande circulação (sua coluna sai na Folha e no Globo).
- Articulista que presta é bom no que explica e no que deixa de explicar. Saca só a última frase do primeiro parágrafo. Sacou?
- Mas o Gaspari é um otimista. O mercado não mudará por causa dos bloqueadores. Talvez em 10 anos. Gaspari confia em um tipo de aprendizado que é muito lento. Vide seu bloqueador de spams. As mensagens indesejadas sumiram? Ou aumentaram?
- Nossas cidades ainda têm "carros volantes" (aqueles municiados com pobres e estridentes auto-falantes - "olha a pamonha!!"). Lojas daqui e das periferias dos grandes centros também gostam de intrusivos auto-falantes (e sons de péssimo gosto). É o mesmo tipo de invasão, de "forçação" de barra. Publicidade mal educada. Realizada por gente que custa a aprender. Demora mais porque tem muita gente que "compra", né?
- Sorte dos que não "compram" que inventaram o Firefox e os ad-blocks!
0 responses to "Vingança"
Leave a Reply