Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

Ontem os EUA comemoraram o dia do trabalho. Seth Godin festejou o feriado com um post pra lá de provocador. Vale mais que uma pilha daqueles livros de auto-ajuda que tentam ensinar que "o segredo é trabalhar menos". Aqui no Sul das Geraes também rola um dito popular um tanto perigoso: "Quem trabalha demais não tem tempo pra ganhar dinheiro". O Seth tá falando exatamente sobre isso: qual o seu conceito de 'hard work' ou 'long work'?

Você rala mais de 12 horas por dia e não vê o fruto de seu trabalho?

Não estás só. Deu hoje no 'Bom Dia Brasil' o resultado de um estudo da Organização Mundial do Trabalho: "A produtividade do trabalhador brasileiro é baixíssima - empata com Uganda!". Enquanto um ralador estadunidense gera US$65k/ano, o tupiniquim produz só US$14k/ano.

Achas que um assunto não tem nada a ver com o outro? Pensa bem...

Por onde andamos, de um shopping até um boteco, passando por bancos e repartições públicas, vemos pessoas "trampando por obrigação", que não fazem a menor questão de esconder sua insatisfação em estar ali. Este é só um dos exemplos que comprovam nossa pobre produtividade.

Outro exemplo bem visível, particularmente em nossa área, são aquelas pessoas que ralam mais de 12 horas por dia, tentando tirar atrasos de projetos, tentando fazer em 2 dias o que não fizeram em 20...

Ou seja: não é que a gente trabalhe pouco. A gente trabalha errado, com pessoas erradas, em empreendimentos errados...

A Miriam Leitão, no mesmo 'Bom Dia Brasil', deu uma receitinha: investimento em treinamento e qualificação das pessoas. Não tenho receitinha, mas acho que tem buraco mais em cima também.

0 responses to "Sobre Trabalho e Produtividade"

Leave a Reply