Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

Retorno rápido é isso aí. A MS já tá divulgando os resultados de seu controverso programa/ferramentinha WGA (Windows Genuine Advantage). Dos 300 milhões de micros que fizeram um 'automatic update', 20% (60 milhões!) tá usando uma cópia pouco católica, digo surrupiada, pirateada, adquirida sob a luz do sol em banquinhas da Av Paulista (o que torna o nome 'mercado negro' um tanto ultrapassado). 60 milhões!!

Eu gostaria de ver estatísticas mais detalhadas. Por exemplo: quantas estão em países (des)classificados como "3º mundo"? Creio que seja a grande maioria. Assim como deve ser representativo o número de PC's que tiveram seu "windows for $less people" (instalado 'de fábrica') trocado por WinXP de verdade (pero piratas). De qq forma, a mensagem deveria ser lida pela MS da seguinte maneira: "Se eu quiser legalizar cópias em países pobres eu tenho que vender WinXP (de verdade, e não a bullshitagem do Starter Edition (sic10x)) baratinho. Reduzo minha gula, reduzo minhas dores de cabeça. Ponto!"

Não sofro com o mal (telhado de vidro não é comigo), mas alguns colegas e outros tantos desconhecidos dizem que o WGA consegue ser mais chato que o cara mais chato q vc já teve a infelicidade de conhecer. Tipo de tratamento que só um monopólio de facto implementa. Ou uma empresa com sérios problemas (vide a Varig, por exemplo). Nos dias de hoje, tratar mal um cliente (ou cliente potencial) não é um tiro no pé: é naquele lugar mesmo (segundo o 'Pulp Fiction', o mais dolorido).

Vale lembrar que a MS já torrou uns US$8bi (êta número estranho) no desenvolvimento do Vista (que tem recursos tão chatos e intrusivos quanto o WGA, só que usados pra outra coisa - são meio anti-dummies). A MS ainda atua como se não tivesse concorrentes. Isso é um perigo. Tem gente que com US$10 milhões já chegou num SO bem legal, robusto e simpático. Parece que falta pouca coisa para que ele vire uma moda (tipo Firefox). Um dos componentes dessa "pouca coisa", sem dúvida nenhuma, é a postura da MS.




* Em todos os olhos? Mas aquele olho, tão falado, virou boca. Quis fazer uma brincadeira e descobri que a melhor 'capa' de todos os tempos não é mais o que era antigamente.

Covardia né? Quis colocar Tom Zé, 'Pulp Fiction'... só pra tergiversar (ainda é moda?) e evitar escrever a singela palavrinha "cu". Que feio... Ainda mais depois que a Lu Vendramini, no Programa do Jô de ontem, falou a palavrinha umas 3x. No maior estilo, cantando. "Cu" ficou chic.

Ei.. não é falta de assunto não. Peraí... q já eu volto.



Tags:graffiti

0 responses to "WGA :: Outro tiro no olho*"

Leave a Reply