Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

Ainda não sei pq faço esse tipo de coisa, digo, publico este tipo de post. Mas desde que a dupla Graffiti/Finito nasceu, eu faço isso: penso alto e registro aqui.

Só descobri a chamada de trabalhos para o VI Seminário Internacional do PMI de Sampa qdo eles comunicaram a prorrogação do prazo para submissão de artigos. Foi na semana passada. O deadline é na próxima terça, dia 25. Minha primeira participação em eventos desse tipo, promovido pela SUCESU-SP, aconteceu quase por acaso. Enviei um artigo bem 'amador', sobre "Engenharia de Requerimentos"*, e ganhei a chance de apresentar uma palestra para um público bem grande (umas 500 pessoas!) e legal. Na época eu ainda não tinha meus blogs.

No ano seguinte, 2004, coloquei os blogs no ar e coloquei a participação em eventos como um objetivo pessoal. Mergulhei em dois temas distintos, "Planejamento Estratégico" e "Aprendizagem Organizacional", para elaborar meus artigos. Levei a palestra "Aprendizado Inter-Projetos" para o evento da SUCESU. Apesar de minha 'paixão' pelo tema, a coisa toda pareceu um tanto artificial. Qual era o objetivo afinal? A falta de feedback, tanto positivo quanto negativo, me desanimou muito. A única coisa que me lembro mesmo veio de uma funcionária de um grande banco privado que participou de um evento em Floripa: "Pena que nada do que a gente vê nesses eventos é aplicável no dia-a-dia". Ufs... Onde foi que eu errei?

No ano passado não me inscrevi em nenhum evento. Aquele papo todo de 'padrão para submissão de artigos' e chatices afins me irritaram muito. Levei meu papo sobre 'SOA' para universidades e algumas empresas. Alcancei um público bem diferente e tremendamente maior. A quantidade e a qualidade do feedback aumentaram de forma surpreendente. Pq? Será pq se trata de um público que não usa 'eventos' para fugir do tal 'dia-a-dia'? Ou será pq a estudantada tem mais tesão (natural) mesmo? Sigo com a certeza de que o problema está no lado de cá. Alguns chegados e outros nem tanto costumam dizer que sou bom em apresentações e palestras. Que eu consigo cativar o público. Um saudoso amigo me disse uma vez que dava vontade de comprar o que eu estava vendendo, independente do que fosse. Mas tem um detalhe: eu preciso estar 'apaixonado' pelo tema. Muito. Caso contrário serei artificial e burocrático. Inseguro e chato.

Pois bem: agora tenho pela minha frente duas Chamadas de Trabalho. A outra é para o II Encontro do PMI-MG. E, apesar de ter mudado minha carreira (e domicílio) visando esse tipo de coisa, eu não tinha preparado nada! Lancei em março o imenso "De Brooks a Berkun", mas não vejo a menor possibilidade de adaptá-lo para o formato dos eventos Oficiais. Chegaram a sugerir que eu o enviasse para a publicação MundoPM. Céus.. eles nunca vão publicar um artigo de 20 e tantas páginas (66 na formatação 'estilosa' que adotei). E eu, sei lá, tenho preguiça de capá-lo. Não vejo como fazê-lo sem ferir sua 'integridade conceitual', hehe..

Desde a semana passada olho ao meu redor: sobre o que eu escreveria? Abri o Graffiti verdadeiro (meu cadernão de idéias e rabiscos) e anotei:

  • Criatividade
  • Arquiteto
  • Scrum
Só anteontem defini o tema: "Criatividade". O tema principal do VI Seminário Internacional do PMI-SP é "Rumos às Próximas Fronteiras". Combina. Há uns 3 ou 4 anos, com o inestimável apoio do Braga (ainda devolvo seu livro), passei a estudar a obra de Domenico de Masi. Quem tá aqui com certa frequência já viu quantos graffiares ele mereceu. Inclusive o de hoje (que é fantástico). A equação que tá na minha cabeça é mais ou menos assim:

De Masi + Google + Drucker + 'Brooks-Berkun' + Google Tupiniquim** ...
... Agile (?) - CMMi - PM-BoK + 'Libertas quæ sera tamem'

Acho que dá pra expelir um bom artigo (de 8 páginas só!) até a próxima terça. Só ontem rabisquei 12 páginas no grafitão, compilando 'melhores momentos'. Na verdade penso em gerar um série depois, no Finito, aprofundando cada provocação que deve ficar um tanto 'superficial' no finito espaço de 8 páginas.

Criatividade e Inovação, como eu disse há poucos dias, tá na boca de todo mundo e na ação de poucos. É um tema que me assombra e estimula desde que eu reparei o tanto que nossa área ainda é um tanto quadrada e careta. Pior: 'americana' demais, 'linha reta' em demasia.

Acho que já descobri pq publico esse tipo de coisa: para me obrigar a publicar o artigo! No prazo!! hehe..




* Descobri muito tempo depois que na nossa área devemos falar REQUISITOS e não REQUERIMENTOS. Seria uma 'tradução equivocada' de REQUIREMENTS. Vou falar o q?

** Iniciei aqui no Graffiti um papo (em série) sobre o Google Tupiniquim, seguindo uma provocação do Schwartz da Sun. Travei nas críticas ao nosso modelo (particularmente de Exportação de Software) e não cheguei onde espero chegar agora.. até terça.



0 responses to "Sprint"

Leave a Reply