Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

Felizes coincidências! Como o Sting (depois de Jung), gosto de vê-las e chamá-las de *sincronicidade*. Explico: a revista Mundo PM deste bimestre tem um artigo sobre "Contratos de Aliança". Passa bem perto do que eu vou sugerir aqui, na seqüência desta mal nomeada série para frilas e PME's de TI. Btw, a 2ª parte está aqui e fala sobre precificação (estratégias de).


O artigo da Mundo PM ("Contratos de Aliança em Projetos Industriais") é de Rodrigo Mendes, Alejandro Castaño e José Penteado (engenheiros da Odebrecht), e mereceu um revelador sub-título (seção): Sinergia entre Equipes. Você já viu sinergia obtida via contrato? Legal, né? Não funciona!

O maior problema está no nome do documento e nos princípios que o guiam. Contrato! Contratos assustam. Contratos falam mais de obrigações e penalidades do que qualquer outra coisa. Contratos elegem foros! Contratos são escritos por advogados!! Contratos são do mal!!! hehe... Um dia citei aqui uma sugestão do J.P. Rangaswami: chega de contratos... vamos falar de Convênios!

Se em projetos industriais os "contratos de aliança" são necessários, em projetos para desenvolvimento de sistemas (ou afins) precisamos de convênios. De acordos que valorizem a colaboração - a cumplicidade. É sabido que nenhum projeto será bem sucedido sem o total comprometimento de todas as partes envolvidas. Mas, tenho certeza, o medo (de multas e afins - sempre escritas em pedra-contrato) não é um bom meio para obtenção de comprometimento. Que tal falar em objetivos comuns e bonificações?

Assim a penalização fica implícita - não pesa nem causa medo. Parece besteira mas não é: o efeito psicológico é nítido. "Se tal prazo for cumprido ou antecipado, então a equipe repartirá os ganhos." Equipe? Sim, tanto o fornecedor quanto o cliente (e outros participantes). Os ganhos, claro, não podem ser ambíguos. Eles podem ser quantificados. Ganhamos quanto, 5 dias? Quanto custa 5 dias (em dado projeto)? Que tal repassar 50% desta economia para a empresa contratada? [Empresa contratada, atenção: se você não repassar o bônus para a sua equipe, este método não funcionará!]

Desnecessário dizer, contratos não funcionam. Quando invocados, geram ganhos só para advogados. Clientes e fornecedores perdem. É sabido, somos lentos. Mas não tá na hora de mudar algumas coisinhas básicas em nossos projetos? Está aqui um bom começo.

0 responses to "Trabalhando em Casa - Parte III (Contratos)"

Leave a Reply