Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

A história que vou contar abaixo me foi ensinada pelo Dr Ricardo Marques, médico veterinário do 3º 'B' do Triângulo Mineiro, há muito tempo - idos de 1994. Nunca tentei confirmá-la: história boa é história boa e ponto. E o doutor, fantástico, tem todo o crédito do mundo.

Gregos e Troianos travavam uma guerra devastadora. Depois de um certo tempo, os troianos perceberam a principal vantagem competitiva dos gregos: seus cavalos. Eram mais fortes, ágeis e resistentes. Como aqueles quadrúpedes eram o principal meio de transporte de soldados e mantimentos, o futuro dos troianos não era nada animador.

Até que um anônimo herói apresentou um plano: dois espiões entrariam em um acampamento grego. Deveriam descobrir as éguas que estavam no cio. Depois, deveriam inserir tufas de algodão na vagina delas. Tudo da forma mais silenciosa possível. Logo depois da égua ser coberta por um garanhão, eles deveriam correr até ela, arrancar o novelo encharcado de esperma, e levá-lo rapidamente até uma equipe de maratonistas que ficava bem perto dali. Cada corredor colocava a encomenda em uma pasta (tipo carteiro) e saía em disparada.

Chegando ao seu acampamento, procurava o herói anônimo, autor da idéia. Ele já havia separado todas as éguas do plantel que também estavam no cio. Pegava o novelo do corredor e o inseria em uma das éguas.

Assim, sem alarde, e sem que os gregos demonstrassem uma mínima desconfiança, em pouco tempo os troianos desenvolveram uma geração de cavalos totalmente nova, capaz de brigar com o plantel grego.

.:.

Contei tudo isso só pra dizer que TI, por si só, não aumentou nem diminuiu a segurança das informações das empresas (e exércitos). Ladrão-espião sempre existiu e sempre vai existir. Antes de torrar uma fábula em sistemas de segurança, as empresas deveriam conhecer melhor as pessoas que contratam. E tratá-las bem. É mais barato e, com certeza, mais eficaz.

Ah, ia me esquecendo: o potencial de inovação de uma organização é inversamente proporcional ao número de travas que ela 'disponibiliza' para seus colaboradores.

0 responses to "Segurança de Informações"

Leave a Reply