Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

Desde 2ª tá rolando em LA o MS-PDC (Professional Developers Conference). Muito bit-byte, alguns lançamentos e algumas coisas requentadas. Vou destacar só 3 pontos.

Primeiro, a piadinha. Bill aproveitou o sucesso do filme "Napoleon Dynamite" e fez uma auto-piada. Napoleon, no filminho transmitido no evento, acabou tomando o lugar do próprio Bill. Falta ver o filme pra achar a graça mas... tudo bem.

Agora a piada de péssimo gosto: a MS não vai mais suportar a UML (Unified Modeling Language). Com uma desculpa esfarrapada de que UML não entrega o que promete, que só serve para documentação (e não como apoio ao desenvolvimento de sistemas), a MS passa a promover uma tal DSL (Domain Specific Language). O que o resto do mundo conhece como MDA (Model Driven Architecture), que é totalmente baseada em UML (ambas são mantidas pelo OMG - Object Management Group), na MS será conhecido como Software Factory... blergh...

Seguinte: a MS não gosta de padrões. Não gosta de 'negociar' padrões com iguais. TODO MUNDO sabe que UML ainda tem muitos "problemas". Ao invés de sentar e sugerir alterações, a MS optou por recomeçar praticamente do zero... uma lástima. Há pelo menos 8 anos muita gente vem investindo muito em UML. Tô falando de usuários e desenvolvedores, não só de provedores de tecnologia. A MS não pode, de uma hora para outra, simplesmente propor uma troca (que é muito radical). Demoramos décadas para chegar em uma linguagem de notação realmente unificada, padronizada. É ridículo (e de certa forma perigoso) que a MS simplesmente vire para uma multidão de desenvolvedores e fale: "esquece o que eu falei sobre UML. Esquece que no Visual Studio 97 eu inseri um tal 'Visual Modeler' (Rational Rose super-light) e disse que modelagem (em UML) era algo importantíssimo para o desenvolvimento de software de qualidade. Esquece que movi mundos e bugs pra tentar fazer do Visio uma ferramenta CASE séria. Com total suporte a UML. Esquece.".

Nada me tira da cabeça que se trata de uma birra. Corre em bastidores, há tempos, que MS e IBM brigaram muito pela aquisição da Rational. No final do leilão, que estaria empatado, Los Tres Amigos (Booch, Jacobson e Rumbaugh - sócios na Rational) optaram pela IBM. Pronto.. Agora tudo que eles criaram ou ajudaram a criar (UML, Rose, diagramas de casos de uso, MDA, etc etc) virou "lixo" pra MS...

Assim a MS acaba parecendo uns times de futebol que conheço: que criam suas próprias crises em seus melhores momentos. Explico: o novo Visual Studio, particularmente a versão Team System, é uma ferramenta surpreendente. Estou brincando (e brigando) com ele há algumas semanas*. A forma como ele 'informatiza' momentos cruciais do ciclo de vida do desenvolvimento de sistemas é muito legal. Passo sério pra gente começar a acabar com a fama "casa de ferreiro espeto de plástico". Precisava mexer com linguagem de modelagem agora? Vai entender..

===========

* Falo mais sobre o VSTS 2005 em breve, inclusive comparando-o com o Eclipse e seu Application Lifecycle Framework, que tem uma proposta muito parecida.

0 responses to "Pérolas e Paralelepípedos do MS PDC"

Leave a Reply