Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

Trinta e poucos dias de debate-papo em torno do mesmo tema: Arquiteturas Orientadas a Serviços (SOA). Pra desgastar um pouco mais um dos mais usados clichês dos novos tempos: debate-papo de alto nível "não tem preço".

Como eu já esperava, meu explícito entusiasmo com o tema bateu de frente com um forte ceticismo de vários colegas calejados. Correndo o risco de desmerecer suas valiosas contribuições faço o seguinte resumo: "SOA seria um rótulo novo em um produto velho" - "Roupa Nova, Sapato Velho". Será?

Sim e não. Lógico que se trata de mais uma tentativa de "alinhamento estratégico" de nossos ferros, caixinhas, mágicas e abstrações com o tal Negócio. Uma tentativa que não foi desenhada 'from scratch'. Daí a sensação de déjà vu. Mas SOA também rabisca em nossas agendas uma série de novidades: modelos, funções, ferramentas, 'metodologias', profissões e dores de cabeça.

Fiquei feliz ao descobrir que algumas grandes organizações tupiniquins já trabalham no tema. Apesar de não acreditar nas previsões bombásticas de gartners, idc's e afins, não tenho dúvidas de que SOA está no horizonte de diversas grandes e médias empresas. As promessas de agilidade e redução de custos são sedutoras demais para serem ignoradas. Serão realizadas? Ou veremos em breve os mesmos epitáfios "eu te disse! - eu já sabia!" que legendam lápides de iniciativas ilustres como crm, plc etc?

Quem sabe?

O que estou aprendendo é que diversas das práticas, métodos e modelos 'provocados' por iniciativas SOA podem ser úteis HOJE. Estejamos ou não disparando (intencionalmente) um Programa SOA. Trata-se de um dos raros casos de implementação de larga escala que pode começar da forma mais mineira possível: quietinha, "comendo pelas beiradas".

So What?

Bom, conforme prometi na divulgação do trabalho, estou promovendo encontros para debater o(s) tema(s). Eles são divididos em 2 momentos: i) Apresentação; ii) Debate. Simples assim. E duram enquanto o papo estiver produtivo.. hehe. Procuro distribuir o tema igualmente nas 3 dimensões: Pessoas, Processos e Tecnologia. Mas, como meu trabalho indica, há uma ênfase especial no debate de Processos (métodos, padrões) e na Gestão de Projetos e do Programa SOA.

O próximo encontro acontecerá no campus Centro da Universidade Anhembi Morumbi. Mais detalhes abaixo:

Local: Universidade Anhembi Morumbi - Campus Centro
Endereço: Rua Dr. Almeida Lima, 1134 - Brás (Como chegar)
[Dica: Bem pertinho da estação Bresser do metrô]
Sala: 307

Data: 13/Setembro (terça-feira)
Horário: 20h00

Além dos tópicos tratados no artigo já publicado, ou seja: i) SOA - Conceitos Básicos; ii) O Programa SOA; e iii) Projetos SOA, debatemos também sobre:

. Arquitetos e outros roles (oportunidades?)
. SOAD - Service-Oriented Analysis and Design
. Primeiros Passos

O último tópico aí é tipo "Implemente uma SOA em 24 horas"... hehe... Tô brincando! Tô brincado.

Seguinte: a sala tem capacidade para 60 pessoas apenas. Então peço-lhes encarecidamente que confirmem sua presença por e-mail o quanto antes. Ah, e como em toda 'boa' proposta o preço tá no fim, certo? Bom, o evento custará a bagatela de P$ 0,50 (meia pataca) que, convertida no câmbio de hoje resulta em aproximadamente R$ 0 (zero reais).

Observação Importante: Não se trata de evento patrocinado por nenhuma empresa. Não tem nenhum produto ou serviço sendo vendido (exceto os salgadinhos e refris da lanchonete da facu).

=================

Agradecimento: Tks tks pra Anhembi Morumbi que mais uma vez nos cede uma sala sem nenhum custo e com todo o apoio. Tks principalmente para os Profs. Fabiano Prado Marques e Nelson Shimada.

0 responses to "Convite: ___ última oportunidade"

Leave a Reply