Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

Um título menos inspirado para um rendiconti, uma "prestação de contas" (intermediária) para as 'previsões' que postei no início do ano ("Haja Hoje para tanto Ontem"). Intermediária pq arrisquei (menos) dando chutes válidos (?) para 2 anos. Portanto, só me cobrem o real($) apostado em exatos 366 dias! Mas vale a pena a releitura.
[Menos chata please - pq todo mundo já blogou/comentou previsões. Até gerador de código, ops - previsões, já lançaram, hehe]

Na "Lógica da Frigideira" mal tirei "tinta da trave". Das empresas que citei apenas uma fusão passou perto: a aquisição da Macromedia pela Adobe! Tratei-as em separado, mas posso dizer que acertei no "meta-modelo". O pacotão "Java + Interface Independente e Inteligente" que imaginei sendo montado pela IBM será, por enquanto, capitaneado pela Adobe ?!?

Acontece que eu não esperei que o Flash fosse ganhar um competidor de tanto peso e 'moda': o AJAX. A nova (!) tecnologia deixa o Workplace (IBM) e o Flash (Adobe) em uma estranha posição: de lebres que não contavam com uma tartaruga tão astuta. Engenheiros e programadores com quem tive a chance de conversar, de certa forma, detestam o AJAX. Particularmente sua complexidade. Mas as mágicas que Google e outros andam fazendo com o brinquedinho mostram um horizonte promissor para o AJAX. Lógico, pautado com ferramentas que devem esconder um pouco da sua complexidade.

Mas, para encerrar a frigideira (que pode me fritar): mantenho todos os chutes. O mercado de ferramentas (de verdade) de BI (Business Intelligence) segue muito pulverizado. Assim como o número de distribuições Linux. Fusões e aquisições são inevitáveis. Mas há um ingrediente novo...

A Publicidade bancando (no sentido de arcar com custos) Software. A MS até se redesenhou para seguir (de novo Bill!) um 'novo' modelo: o Google. Já brigaram pela AOL (leia-se 'Publicidade'). Brigarão pelo Yahoo? Creio que sim. Talvez um pouco mais tarde, mas me parece um 'round' inevitável nesta nova luta. Uma luta que tornará as fusões e aquisições entre empresas de pura tecnologia (todas as citadas na 'Lógica') menos importantes (ou 'bombásticas'). Apesar de citar tal modelo em minhas previsões, errei feio (!) ao ignorar 'mash-ups', API's, AJAX e a exuberância (irracional?) do Google.

Mercado Tupiniquim

10% de crescimento ao ano?!? Sou um otimista incurável. Até pq dei tal chute 'acusando' o perfil conservador dos investimentos. Menos feio ao ver que IBM e EDS (segundo a EXAME 858) alcançaram sim taxas de crescimento de dois dígitos. Mas o mercado como um todo deve acompanhar nosso vergonhoso PIB. Que vergonha.

Basta olhar o mercado de seguros, capitalização e previdência privada. Basta ver nossos planos de saúde. Basta ser usuário de alguns bancos para ver que esta turma precisa, urgentemente (!), de uns safanões. Quem quer dobrar de tamanho em 3 anos precisa investir. Lógico? Não para algumas empresas que acham que basta trocar o CIO para mudar a cara (suja) de suas organizações de TI. Que vergonha.

Mas ITupiniquim não é só notícia ruim: apesar do SOFTEX e outras barbeiragens governamentais, apesar d'um monte de coisa que não merece espaço, Qualidade de Software (leia-se CMMI e afins) tá virando papo sério por aqui. Acho que acertei no número de novas empresas certificadas (cerca de 10) e tenho certeza que acertei em cheio na não realização de nossas metas de exportação de software. Não importa: a coisa virou assunto sério e os frutos a gente começa a colher já em 2006. Apesar...


Não vou 'contar vantagem' de um acerto idiota (de tão fácil): a falta de 'agenda' para o principal ativo (calcanhar de Aquiles e SOLUÇÃO, tudo ao mesmo tempo agora) das organizações de TI: sua ARQUITETURA. Eu só queria que metade do modismo em torno de PMIs e PMOs fosse canalizado para o assunto. Só isso...


2 0 0 6

Copa do Mundo. Eleições (quase) gerais. Carnaval só no finalzinho de fevereiro. Pois é, temos um ano 'prato cheio' para jogar 5% do nosso PIB no lixo, exaltando canarinhos, politiquinhos e a cabeleira do Zezé. Mas há algo de bom nisso..

Pq não fazer de 2006 um ano de REAL planejamento estratégico?
Pq não começar (JÁ) um processo de mapeamento e avaliação de todos os componentes de nossas arquiteturas de TI?
Pq não iniciar (JÁ) um roteiro de aposentadoria de aplicações 'abacaxi'?
Pq não se colocar metas mais altas, ambiciosas?

[xi.. baixou o Lair.. inté!]

0 responses to "Hoje: Ontem e Amanhã"

Leave a Reply