Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

Um dia inventamos uma coisa chamada "Versão Beta" pra funcionar como álibi ou cobaia, hehe. Na verdade é uma estratégia legal (que tá ficando ultrapassada*) que visa antecipar o contato do usuário com determinado produto. Já vi e até "vendi" sequências pouco lógicas como: Alfa, Beta e Gold. Gold?!?! A gente aceita numa boa, mas pra quem é de fora parece o mesmo que dizer: 1, 2, Laranja! Lamentável.

Mas, como eu disse, uma estratégia legal. Principalmente pq vc cria a oportunidade de jogar seu produto no Mundo Real sem a responsabilidade de apresentar respostas para tudo. Pelo contrário: vc espera que os usuários-cobaia (os "beta-testers") apresentem as lacunas, as respostas que ainda não oferecemos ou são insatisfatórias. Não são todas as indústrias que podem adotar estratégia tão rica.

Daí que acaba de acontecer um fato curiosíssimo. A MS tá falando em liberar o novo Visual Studio 2005 em novembro (com quase um ano de atraso). Só que um monte de "beta-testers" do produto falou o seguinte pra MS: "Olha, o produto tá repleto de bugs e com uma performance sofrível. Preferimos receber o produto com mais atraso do que um produto meio 'fajuto' em novembro, ok?"

Quantos "Fregueses" dariam tamanha oportunidade?

Pois bem, a MS tá dispensando a "boa vontade" de seus fregueses. Insiste que lançará um produto "campeão" no dia 7/Nov/2005. Pode? Se eu fosse da equipe de desenvolvimento do VS eu estaria na jugular do "gerente do projeto". Pq a pressa? Pq não aproveitar a "deixa" (literal) dos usuários pra dar um belo "tapa" no produto? (Lembro que o Windows Vista -[Vs.6.022^23 ] só deve sair em 2007). Não é uma bela oportunidade de aproximar o VS das novas (NOVAS!) características do Windows? Que tipo de pressão Comercial (pq não vejo outra) leva a uma decisão tão furada?

==================

Graffiare (deslocado)

18 meses é tempo suficiente para desenvolver um belo add-on MS para o Eclipse. Não tô falando pra MS abandonar o VS, não é isso. Mas pq não aproveitar a oportunidade de abrir uma nova frente (particularmente falando de IDEs, de ferramentas para desenvolvedores)?

As equipes de Arquitetura (Bill?) e P&D da MS são o pior caso da Síndrome NIH (Not Invented Here) já registrado no mundo todo.

==================

*Explico: já reparam que o PRODUTO (de verdade, versão X.0) tem vida cada vez mais curta? Saca só um 'draft' de um ciclo de vida de um produto hipotético:

Jan/05 - Release Preview
Mar/05 - Community Technical Preview
Jun/05 - Beta (1)
Set/05 - Beta (2)
Nov/05 - Release Candidate
Fev/06 - Carnaval!! (Digo: saiu o PRODUTO!!!)
Abr/06 - Service Pack (1)
Jun/06 - Service Pack (2)
...
O Ciclo só encerra quando a versão seguinte (um 'beta' da vida) cruza com um Service Pack da versão corrente. Aí a produtora fala que não vai mais "evoluir" (leia-se "corrigir") a versão atual do produto, blábláblá sem quiprocó... Fala a verdade: não é o ó?

As "Metodologias Ágeis" (ainda não consigo gostar da nomenclatura) e, principalmente, o mundo do Software Livre já mostraram que existem outras formas, outros modelos de "ciclos de vida". Por outro lado a Sun, há quase um ano, vende suítes que só são atualizadas 4 vezes por ano, com data marcada!

Não tá na hora de se aproximar um pouco mais da 'comunidade' (desenvolvedores, usuários e entusiastas/evangelistas), reduzir o número de sobrenomes (milestones) e tomar um Kuat**?

**Leia-se "Abrir a Cabeça"
ps: não rolou jabaculê,... só inspiração boba mesmo.

0 responses to "Matando "Betas""

Leave a Reply