Toda vez que algum serviço da Google apresenta problemas aparece um monte de gente questionando a "computação na nuvem". Um usuário, na página de suporte do GMail, usou o termo "irritante" para tratar da indisponibilidade do serviço que aconteceu ontem. E chega a sugerir que todos pensem bem antes de usar os serviços daquela empresa, em modalidade gratuita ou paga.
Também fui afetado. E fiquei bem mais de 2 horas sem acesso ao meu email. É "irritante"? Sim, mas calma lá...
Alguém aí tem a ilusão de um dia ter um serviço "em nuvem" que tenha 100% de disponibilidade?
Pare e pense em todas as variáveis envolvidas: seu provedor de acesso; zilhões de cabos; interferências; centenas de milhares de servidores; milhares de desenvolvedores; energia elétrica! e um tantão de etc.
Sinceramente, acho os serviços da Google estáveis pra caramba. Muito além de minhas expectativas. E olha que utilizo vários: o Blogger aqui, Docs, GMail (para todas as minhas contas), busca... Chute: todos apresentam uma disponibilidade acima de 99,95%. Número absurdo! Muito maior do que eu vejo em várias empresas e seus sistemas "terrestres" (bom antônimo para "nuvem", concorda?).
Cara, se você se "irrita" com uma ou duas horinhas de liberdade (sem email, twitter e afins), então esse mundo não é pra ti. Você vai morrer cedo! Quer 100% de disponibilidade? Então vai fabricar cubos de gelo na Antártica! Mas corre... pq dizem que até ela vai derreter...
Muitos usuários criam uma dependência muito forte destas ferramentas (assim como nós de TI). A grande questão de quem reclama é quem usa isso como desculpa para não buscar uma alternativa.
Aproveito o espaço para contar um "causo" relacionado. Fui ao cinema e o pobre do sistema estava fora do ar. Se fosse em algum órgão público provavelmente os serviços seriam suspensos por causa de tal falha. Como o cinema depende do $$ de quem vai assistir a sessão, isso era inviável. Solução: Criaram um caderno com cada sessão do dia especificada neste caderno. Desta maneira os ingressos eram feitos a mão e anotados nesta "base de dados" centralizada.
Acho que é isso que muito vêem nos momentos em que a TI falha, uma desculpa para não buscar soluções.
PS: É claro que muitas vezes a culpa é nossa (pessoas de TI) mas quis apenas ilustrar o caso do post.
Fabricio Buzeto
9/02/2009 2:28 PM
E você ilustrou muito bem Fabricio.
Muito obrigado pela participação.
Abraços,
Paulo
Paulo Vasconcellos
9/02/2009 2:32 PM