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Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

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Toda vez que algum serviço da Google apresenta problemas aparece um monte de gente questionando a "computação na nuvem". Um usuário, na página de suporte do GMail, usou o termo "irritante" para tratar da indisponibilidade do serviço que aconteceu ontem. E chega a sugerir que todos pensem bem antes de usar os serviços daquela empresa, em modalidade gratuita ou paga.


Também fui afetado. E fiquei bem mais de 2 horas sem acesso ao meu email. É "irritante"? Sim, mas calma lá...

Alguém aí tem a ilusão de um dia ter um serviço "em nuvem" que tenha 100% de disponibilidade?

Pare e pense em todas as variáveis envolvidas: seu provedor de acesso; zilhões de cabos; interferências; centenas de milhares de servidores; milhares de desenvolvedores; energia elétrica! e um tantão de etc.

Sinceramente, acho os serviços da Google estáveis pra caramba. Muito além de minhas expectativas. E olha que utilizo vários: o Blogger aqui, Docs, GMail (para todas as minhas contas), busca... Chute: todos apresentam uma disponibilidade acima de 99,95%. Número absurdo! Muito maior do que eu vejo em várias empresas e seus sistemas "terrestres" (bom antônimo para "nuvem", concorda?).

Cara, se você se "irrita" com uma ou duas horinhas de liberdade (sem email, twitter e afins), então esse mundo não é pra ti. Você vai morrer cedo! Quer 100% de disponibilidade? Então vai fabricar cubos de gelo na Antártica! Mas corre... pq dizem que até ela vai derreter...

2 responses to "A Disponibilidade da Nuvem Irritante"

  1. Muitos usuários criam uma dependência muito forte destas ferramentas (assim como nós de TI). A grande questão de quem reclama é quem usa isso como desculpa para não buscar uma alternativa.

    Aproveito o espaço para contar um "causo" relacionado. Fui ao cinema e o pobre do sistema estava fora do ar. Se fosse em algum órgão público provavelmente os serviços seriam suspensos por causa de tal falha. Como o cinema depende do $$ de quem vai assistir a sessão, isso era inviável. Solução: Criaram um caderno com cada sessão do dia especificada neste caderno. Desta maneira os ingressos eram feitos a mão e anotados nesta "base de dados" centralizada.

    Acho que é isso que muito vêem nos momentos em que a TI falha, uma desculpa para não buscar soluções.

    PS: É claro que muitas vezes a culpa é nossa (pessoas de TI) mas quis apenas ilustrar o caso do post.

    Fabricio Buzeto

  2. E você ilustrou muito bem Fabricio.

    Muito obrigado pela participação.

    Abraços,

    Paulo

    Paulo Vasconcellos

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