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Pois é, segundona de carnaval não deveria ser dia disso. Mas, enquanto rebolamos, jogamos serpentinas ou simplesmente nos escondemos da festança, o mundo gira. E esta semana é particularmente quente no inverno do hemisfério norte. Amanhã tem a 'super-terça' que deve definir pelo menos um candidato ao posto do Bush. E hoje, plena super-segunda (ressacada), não faltam críticas e chutes sobre a proposta de aquisição do Yahoo pela MS (para lembrar, de US$ 44,6 bi).

"Este acordo fará mais mal para os acionistas da MS do que qualquer de seus concorrentes faria."
- Joe Rosenberg (em artigo de Alan Sloan, da Fortune)


O Joe é um analista (e investidor) muito respeitado. E sua sugestão é pragmática e simples: a MS deveria usar essa grana para comprar suas próprias ações, valorizando-as. Para ele, a proposta da MS "é coisa de gente que perdeu a cabeça".

Claro, sua avaliação é exclusivamente financeira. Ele desconsidera aspectos técnicos e estratégicos do negócio. Ignora o fato de a MS estar torrando muita grana há tempos tentando competir com a Google. Cadê o Live? Ray Ozzie e seus asseclas não conseguiram beliscar nem 5% do market-share da Google. A MS ainda tem pouco menos de 14%. Com a aquisição do Yahoo pularia para 31% de share. Seguiria bem atrás da Google, que mantém 56% de participação.

De qualquer maneira, financeiramente falando, parece ser mesmo um mau negócio para a MS. Por exemplo: pela primeira vez em sua história ela teria que pegar grana emprestada. Por mais que o dinheiro ande barato nos EUA, grana emprestada raramente se justifica. Para bancar a aquisição de uma empresa que encolheu 50% nos últimos 6 meses, justifica-se menos ainda. Pobre MS: Ballmer realmente perdeu a cabeça. Só falta ela cair de fato. Falta pouco: ele mesmo duvida que o negócio vingue em ano eleitoral. Oras: pq bidou então?

Sua proposta, aparentemente inconsequente, gerou efeitos que podem deixar a MS numa situação ainda pior. O Yahoo passou a considerar seriamente outra alternativa: uma parceria com sua mega-rival, a Google. Como? Terceirizando todo o seu serviço de buscas, por exemplo. A questão é: o que doeria mais? "Perder" o negócio para a MS ou ser flagrada de braços dados com o "inimigo"? Como a cúpula do Yahoo é meio fraquinha, ainda acho que eles não aguentarão a tentação de pegar a grana da MS. Não sem antes gerar muito bafafá, chutes e tico-tico-no-fubá. Que carnaval divertido e nada monótono o deles!

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Ops, quase me esqueci d'uma provocação legal. Ao contrário do Joe, eu não indicaria a recompra de ações (pela MS). Acho que tem um negócio mais lucrativo: compraria (com os mesmos US$ 44bi) uns 20% da Google! hehe..

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