Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

A qualidade dos 'produtos' Google é indiscutível. Utilizo vários de seus serviços web, inclusive alguns em fase pré-beta, e sua disponibilidade e performance são impressionantes. Há cerca de 20 dias o Blogger apresenta uma certa instabilidade. Irrita mas não altera meu julgamento. Mas quando o assunto são os poucos aplicativos do Google que colocam um pé no desktop uma luz amarela pisca. Como são gulosos!

Todo mundo sabe que o Google é tremendamente 'mão aberta' quando se trata de recursos computacionais. Acho que esse espírito perdulário contaminou os times que desenvolvem o GDesktop, o Picasa e o novíssimo Browser Sync. Todos consomem consideráveis recursos, principalmente disco.

O Google Desktop 'papa' no mínimo 1gb para seu índice. Numa máquina de uso mais ou menos normal. Se você é um colecionador de imagens o Picasa é uma grande ajuda. Mas seu índice também é mastodôntico. Há algum tempo interrompi o uso de ambos. Ok, sou 'mão-de-vaca' quando o assunto é disco. Mas tava exagerado: 5gb!

Aí resolvi experimentar o sincronizador de browsers. A idéia é ter minha configuração (do Firefox) em qq máquina do universo. Meu guia de mochileiro das galáxias anda empoeirado, mas mesmo assim resolvi testar o brinquedinho. Em uma semana de navegação seus 'logs' já comiam cerca de 1,5gb de disco!! Lógico, já tratei de desativá-lo também. Talvez o ligue apenas quando tiver uma viagem marcada. Ou não. Afinal, todo cyber-café que conheço só usa o medonho IE.

Entendo que o consumo excessivo de disco é o preço que se paga pelas funcionalidades oferecidas pelos aplicativos desktop do Google. Mas a relação custoXbenefício só é positiva se vc tem uns 500gb de disco. Acho que tá na hora do Google aprender a fazer mais com menos. A fartura gera arquitetos e desenvolvedores meio relaxados.


Tags:graffiti

0 responses to "Gooooloso"

Leave a Reply