Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

Eu deveria postar uma foto da minha cara de espanto, e não um snapshot dos meus testes:

Aqui a versão original em Excel:


Agora a versão Google Spreadsheets:


Em menos de 2 horas o Google aprovou meu pedido para participar dos 'limited tests' de sua nova planilha eletrônica. Como há poucos dias eu estava brincando com uma planilhinha que vai controlar nosso Bolão da Copa, resolvi 'subí-la' (vish) para uma rápida primeira impressão. Céus!

Tudo, exatamente TUDO que eu fiz na Excel foi 100% respeitado. Até a largura das colunas! Quem usa Excel vai entender o que estou falando: até a largura das colunas!
[Break para os chatos: tá, quase tudo: as imagens que decoram a planilha original não foram importadas. Grande coisa..]

Uso uma versão PT-BR da MS-Excel. Portanto, até a imensa fórmula que escrevi (7 'ifs' encadeados) estava em português. Assim:



Mesmo sabendo que, lá dentro, o Excel armazena uma versão 'única', confesso meu espanto. No cantinho inferior direito da 2ª imagem vc pode ver um pequeno trecho da fórmula 'convertida' pelo Google. Mas a surpresa não se encerra aí não.

As funcionalidades tradicionais do Excel são todas mantidas. Por exemplo, quando vc altera o conteúdo de uma célula, todas as suas cópias são automaticamente alteradas. Repare também, no canto inferior esquerdo, que as abas são mantidas.

Eu cheguei a utilizar o Writely antes de sua aquisição pelo Google. É um bom editor de textos, mas nada que o Google não pudesse construir a partir do editor que ele já utiliza no Blogger ou mesmo aquele do GMail. Então comecei a testar o GSpreadsheets com um pé atrás. Mas, que nada, que trabalho estupendo os caras fizeram.
Em Ajax!

Trata-se apenas de uma primeira impressão. Falta testar muita coisa ainda. Particularmente a possibilidade de colaboração: várias pessoas editando, de qq lugar do mundo!, a mesma planilha. E interagindo via IM! Que loucura. Algo para detonar outras cadeirinhas.


Tags:graffiti

0 responses to "Google Spreadsheet :: 1ª Impressão"

Leave a Reply